Aposte na colaboração para expandir o alcance da cobertura

Com exceção de organizações que possuam uma única sede e/ou consigam manter todos os colaboradores conectados à internet durante todo o período de trabalho – seja via computador, notebook, tablet ou smartphone -, um dos grandes desafios enfrentados pelas equipes de comunicação interna costuma ser a abrangência. Não que seja fácil nos casos de empresas 100% conectadas, mas fatores geográficos ou limitações operacionais podem dificultar ainda mais o fluxo de comunicação. Muita informação pode nem chegar ao conhecimento dos jornalistas da empresa, que estão ali para, entre outras atividades, disseminá-las para os colaboradores.

Uma saída bastante funcional para empresas que trabalham com times enxutos ou estejam batalhando para superar o período das “vacas magras” pode ser treinar colaboradores para serem correspondentes. Obviamente não me refiro a treinamentos técnicos e específicos, semelhantes aos destinados a profissionais da área, mas colaboradores mais engajados podem sim ser parceiros na captação de pautas e disseminadores das mensagens estratégicas da organização. Fotos com celular; resumos curtos sobre atividades, projetos ou eventos; coleta de depoimentos e indicação de bons personagens são apenas alguns exemplos de como podem contribuir.

Um colaborador com algum tempo de casa conhece suficientemente o negócio, entende o funcionamento da empresa, se relaciona com diversos colegas de trabalho, de diferentes áreas e pode, por isso, ser a pessoa ideal para relatar acontecimentos ou até mesmo produzir algum tipo de conteúdo. Os jornalistas devem estar sempre disponíveis para ajudar durante o processo, claro, principalmente nas etapas de edição e apuração, pois pode ser necessário checar com um pouco mais de rigor alguma informação e, em alguns casos, o tema pode não ser interessante para o momento, pensando estrategicamente, por isso não deve ser trabalhado.

Se uma equipe de comunicação interna, mesmo que pequena, consegue identificar estes colaboradores e transformá-los em correspondentes, amplia sua capacidade de apuração e, com isso, aumenta significativamente o poder de alcance da cobertura dos acontecimentos da empresa. Em tempos de redes sociais, internet e tecnologia por todo lado, a produção de conteúdo colaborativa pode agregar valor ao trabalho da área de comunicação, garantindo rapidez ao processo de produção da notícia, sem perder qualidade e credibilidade. Pelo contrário, o relato de quem participa da experiência é, de forma geral, mais fiel e menos enviesado.

Gabriel Rocha

4 comentários sobre “Aposte na colaboração para expandir o alcance da cobertura

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s