Qual o tamanho de sua audiência e quem é seu público?

Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos canais de comunicação, em ambientes digitais, mais fácil ficou para o jornalista – ou para quem quer que seja o emissor da mensagem – saber com quem está falando e para quantas pessoas está oferecendo determinado tipo de conteúdo. Isso vale para os veículos tradicionais de jornalismo, mas se aplica, da mesma forma, aos canais de comunicação interna de uma organização.

Normalmente, nós, enquanto usuários da internet, estamos acostumados a – e conformados em – revelar informações e dados pessoais em cadastros, aplicativos ou redes sociais mesmo sabendo o quanto as grandes empresas da web sabem sobre nós. Cada campo preenchido no ambiente virtual é um dado fornecido a estas potências que, nos bastidores, coordenam os – ou participam, ao menos, dos – ciclos de informação. O jornalismo faz uso destes artifícios para direcionar conteúdos específicos a públicos interessados, para agradar leitores, para otimizar a produção, para adaptar a linguagem usada nas produções e até mesmo para comercializar o próprio produto.

Na comunicação interna de uma organização, não há o aspecto comercial propriamente dito, mas, para a equipe de comunicação é super importante que os colaboradores “comprem” as ideias. E por isso é importante saber que tipo de conteúdo está sendo direcionado a cada grupo e, principalmente, ter como mensurar os resultados das comunicações para saber se a transmissão das mensagens está sendo eficiente. Para isso, há, atualmente, no mercado, diversas ferramentas que geram indicadores e medem quantidade de acessos ao conteúdo, tempo de “consumo” da informação por parte do usuário, nível de engajamento do público-alvo, entre outros. Alguns dashboards (painéis de controle) podem ser encontrados nas próprias ferramentas, como redes sociais, plataformas para construção de sites e diagramação de newsletters. No caso dos veículos off-line, que não encontram-se hospedados em ambiente digital, a mensuração já é mais complexa e exige, por exemplo, pesquisas de campo ou grupos focais.

O trabalho do jornalista de empresa é, de forma ampla e objetiva, transmitir informações e gerar engajamento, basicamente. Se os colaboradores estão informados e acreditam no propósito da empresa, pode-se dizer que a equipe de comunicação está fazendo um  bom trabalho. É claro que, para atingir o nível máximo de eficiência, há ainda detalhes e questões a serem observadas, mas, de forma geral, a diretriz básica da atividade de comunicação interna está sendo cumprida. Para isso, os números têm se tornado, cada vez mais, eternos aliados dos jornalistas.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Qual o tamanho de sua audiência e quem é seu público?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s