Uma ponte entre a imprensa e a comunicação interna

Pode não ser tão familiar para profissionais que não são da área de comunicação, mas colaboradores de grandes empresas certamente já ouviram falar na poderosa ferramenta que conecta o conteúdo veiculado na imprensa ao ambiente interno das organizações: o clipping. Usar na comunicação interna o material produzido diariamente nas redações é uma excelente estratégia, além de ser mais um canal aberto para transmissão de informação aos colaboradores.

A imprensa já produz reportagens diariamente, logo, nada melhor que oferecer – sem custo – aos colaboradores um resumo do que está circulando pelo país e pelo mundo e fazer, automaticamente, a ligação com o negócio. É o momento em que os jornalistas de empresa selecionam as notícias mais importantes e as divulgam, na maioria das vezes por e-mail, para todo o corpo funcional. E, nas principais notícias, não são escolhidas apenas as referentes ao segmento, mas as que possam ter relação, mesmo que indireta, com a atividade fim da empresa, por exemplo, ligadas a economia, tema importante para praticamente toda organização.

O clipping é, também, uma das formas de mostrar ao público interno o trabalho de assessoria de imprensa, seja pelos posicionamentos e inserções em matérias positivas e negativas, ou pelas pautas positivas que foram “emplacadas” pela equipe de comunicação – leia mais sobre isso neste post. Neste caso, o colaborador que não leu, ouviu ou assistiu a determinada reportagem veiculada na grande mídia tem uma segunda chance de manter-se informado sobre as atividades da empresa na qual trabalha.

Há, no mercado, diversos serviços de monitoramento de palavras-chave que podem ser contratados pelas organizações e, com isso, a equipe de comunicação passa a receber, diariamente, um relatório de todas as matérias publicadas nos principais veículos jornalísticos para divulgar internamente. É possível, inclusive, personalizar a busca, pois há possibilidade de substituir as palavras-chave quando houver necessidade e selecionar a lista de veículos a serem considerados na busca de acordo com região e segmento de atuação da empresa. Já pensou em explorar este tipo de comunicação no seu negócio? Não perca tempo. Informação nunca é demais, ofereça o máximo possível aos colaboradores.

Gabriel Rocha

6 comentários sobre “Uma ponte entre a imprensa e a comunicação interna

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s