Princípios de marketing podem ser usados na comunicação interna?

Quando se fala em marketing, as primeiras referências a aparecer são, geralmente, ligadas a mercado, vendas, negócios, enfim, é clara a imagem de relacionamento com públicos externos, como clientes, fornecedores, etc. No entanto, os princípios e as técnicas de marketing podem ser muito bem aproveitados no ambiente interno das organizações.

Segundo Philip Kotler, um dos principais nomes relacionados ao tema, “marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outro”, portanto, o marketing pode sim ser usado nas ações de comunicação interna, basta tratar a informação, por exemplo, como produto e, os colaboradores, como clientes. Quem trabalha no segmento de comunicação interna certamente conhece o termo Endomarketing, uma estratégia adotada para melhorar a percepção dos colaboradores a respeito da empresa e, por isso, as ações são sempre desenvolvidas internamente, com foco no corpo funcional.

Os jornalistas de empresa precisam “vender”, ao público interno, os conteúdos produzidos, uma das principais atividades do escopo de trabalho, inclusive. Para isso, baseiam-se em práticas jornalísticas usadas nas redações para gerar engajamento por parte de quem consome as informações, mas podem adotar, também, ações de marketing, se adaptadas ao universo dos colaboradores. Quando personagens são usados em reportagens, entrevistas e divulgações internas, de forma geral, o objetivo é bastante semelhante ao do criador de campanhas de Marketing de Influência para o mercado: usar de exemplo pessoas que exerçam influência ou liderança sobre o público em questão, possível consumidor do produto ou do serviço.

Marketing de Conteúdo é outra estratégia que pode ser usada pelos jornalistas nas empresas, principalmente com o avanço tecnológico e, consequentemente, com o aumento do uso de plataformas digitais para veiculação de informações e mensuração de resultados. Engajar cada vez mais colaboradores por meio de conteúdo relevante e útil, agregando valor ao trabalho e gerando percepção positiva da empresa é, afinal, o grande objetivo, certo? Há diversos recursos que podem – e devem – ser usados, não basta apenas um bom conteúdo, propriamente dito. É preciso trabalhar a informação como negócio. Boas vendas!

Gabriel Rocha

9 comentários sobre “Princípios de marketing podem ser usados na comunicação interna?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s