Audiência à sua espera

Da mesma forma que sabemos horário, local e formato em que encontraremos determinada informação nos veículos tradicionais de imprensa, os colaboradores de uma organização também se acostumam a ler, ouvir, assistir e interagir – sim, atualmente o receptor da mensagem é também emissor, há troca constante – com os canais de comunicação interna. Os espectadores mais fiéis, inclusive, aguardam o lançamento de novas edições informativas e, em alguns casos, chegam a cobrar a equipe de comunicação por terem ficado sem conteúdo – quando há atrasos, claro.

É extremamente importante manter a periodicidade dos canais, pois, além de contribuir com a credibilidade, fideliza o receptor da mensagem. Isso vale para todo tipo de público: quanto mais fiel, mais exigente. E quanto menos fiel, maior a necessidade de sustentar o padrão de qualidade, mantendo, entre outros fatores, uma periodicidade adequada para cada formato. É uma entrega pontual, oferecida ao espectador, logo, é mesmo provável que se acostume com o produto. No Jornalismo nas Empresas, por exemplo, toda segunda-feira tem post novo. Está acompanhando semanalmente, caro leitor?

Basta observar os veículos jornalísticos tradicionais e a atuação da imprensa para perceber que há periodicidade definida para cada tipo de canal, podendo variar de acordo com o tipo de mídia, com o formato e até mesmo com a linha editorial. É comprovado não só pelo  mercado, mas também por bibliografias, estudos de caso e pesquisas, que a veiculação constante de conteúdo faz diferença na transmissão e, principalmente, na recepção da mensagem. Com uma comunicação cada vez mais colaborativa, aumenta, a cada dia, o papel do espectador na troca de informação, o que faz da periodicidade um fator ainda mais necessário, devido à intensa interação.

Esta é mais uma prática normalmente importada pelas equipes de comunicação interna para as organizações. Colaboradores precisam estar sempre bem informados sobre ações, projetos, atividades e resultados da empresa em que trabalham, logo, é importante facilitar o acesso aos canais internos veiculando informações constantemente e deixando clara a periodicidade de cada um. Até a próxima segunda!

Gabriel Rocha

7 comentários sobre “Audiência à sua espera

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s