Fortalecimento de marca com assessoria de imprensa: eficiente, mas complexo mensurar

É complicado mensurar resultados obtidos com assessoria de imprensa para, por exemplo, quantificar conversões e geração de leads para uma organização, já que não há, por parte da empresa, qualquer tipo de controle ou gestão sob os veículos jornalísticos. Um dos grandes desafios do profissional de empresa, neste caso, é mostrar aos executivos, aos diretores ou ao empresário a importância e a eficiência da assessoria de imprensa para fortalecimento de marca e reputação do negócio.

Primeiramente, é importante relembrar o conceito de marca, que não é apenas o conjunto “nome + símbolo”, envolve a experiência do consumidor e os valores que serão trabalhados para compor a identificação de uma empresa, de seus produtos ou serviços. O trabalho estratégico feito para construir uma percepção positiva por parte do cliente é chamado de branding e gera reputação, reconhecimento e até mesmo possível redução de investimentos em publicidade. A assessoria de imprensa é fundamental para este trabalho e precisa ser considerada neste pacote de ações para fortalecimento de marca.

Uma das dificuldades que o jornalista de empresa encontra ao apresentar projetos para trabalhos de assessoria de imprensa é deixar bastante claro o ROI (return on investment) da proposta para o corpo gestor da organização. Mensurar os resultados é determinante para qualquer empresa, pois as estatísticas são a base para a tomada de decisão e, além disso, é extremamente importante saber qual retorno um determinado investimento trará ao negócio.

É bastante complexo mensurar os resultados em assessoria de imprensa, mas há algumas ferramentas que podem facilitar o trabalho ou até quantificar, de fato, um investimento: o próprio clipping é uma forma de contabilizar e dar visibilidade às exposições na mídia. Há, no mercado, agências e consultorias especializadas em clipping que, além de monitorar as menções à empresa pela imprensa, geram relatórios que mostram o valor economizado com publicidade, deixando evidente o quanto teria sido gasto se fossem inseridos anúncios pagos nos veículos jornalísticos. Esse cálculo pode ser feito levando em consideração a medida e o número de colunas em jornais e revistas, o tempo de veiculação em rádio e TV ou ainda o período de exposição em portais de notícia.

Mensurar é um desafio, sem dúvida, mas é o que vai dar segurança aos executivos para investir no jornalismo empresarial. Mesmo que não seja possível quantificar, de fato, as conversões, as mensagens estratégicas da empresa estão sendo transmitidas e a marca, de certa forma, divulgada. Argumentos técnicos, referenciais bibliográficos e  experiência de mercado são super válidos para o assessor requisitar ou justificar a necessidade de investimentos ou de qualquer tipo de apoio, mas, para a decisão favorável e o sinal verde, os melhores aliados são os números.

Gabriel Rocha

6 comentários sobre “Fortalecimento de marca com assessoria de imprensa: eficiente, mas complexo mensurar

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s