Gerar engajamento é preciso

Despertar interesse nos colaboradores e, com isso, gerar engajamento, é um dos pilares importantes do trabalho de comunicação interna nas organizações. Bastante desafiador, mas um trabalho que contribui não só para uma melhor circulação das informações internamente quanto para aumento de eficiência e produtividade, alinhadas a decisões estratégicas do corpo gestor. Ter colaboradores engajados é o que deseja qualquer equipe de comunicação interna.

O trabalho feito com os profissionais da empresa para gerar engajamento é, em alguns pontos, semelhante ao de fortalecimento de marca voltado a stakeholders externos. Os colaboradores precisam ter orgulho de trabalhar na empresa em que trabalham, precisam se sentir parte do time e ter a sensação de que cada minuto trabalhado faz a diferença no resultado final, contribui com o sucesso do negócio. Uma ótima forma de começar a gerar engajamento é fazer com que cada um se sinta insubstituível.

Para engajar os colaboradores, é preciso trazê-los para o jogo, mostrar a eles o quanto são importantes e, principalmente, como podem contribuir até mesmo com atividades que não sejam diretamente ligadas a seu escopo. É aí que entra o trabalho da equipe de comunicação interna, que, a partir de diretrizes estabelecidas pelos gestores da organização, vai produzir conteúdo de qualidade considerando melhores formatos, canais e período para transmissão das mensagens. Esse planejamento, somado à gestão dos canais e à execução das ações preestabelecidas, é fundamental para que a comunicação seja feita de forma consistente e acertada.

O profissional que é engajado se torna referência para a equipe, é o ponto central para dúvidas, orientações, resolução de problemas e até mesmo para tomada de decisão, devido à bagagem estratégica acumulada. Além disso, passa a ser identificado pelos colegas como alguém que seja fonte confiável – credibilidade – para obtenção de informações da empresa, já que está por dentro dos principais temas do momento, é participativo, interage com outras equipes e, claro, tem orgulho de trabalhar na organização.

A grande vantagem de gerar engajamento é que os colaboradores passam a ser transmissores de informação e replicadores das mensagens estratégicas, seja para o público interno ou para familiares, amigos e conhecidos. É possível, aqui, fazer mais um paralelo com o marketing e aplicar conceitos e técnicas do marketing de influência, afinal, colaboradores engajados são excelentes influenciadores. Incentive a participação destes profissionais e estabeleça parcerias, isso pode significar, mesmo que indiretamente, um aumento da abrangência do trabalho de comunicação interna, não é mesmo?

Gabriel Rocha

14 comentários sobre “Gerar engajamento é preciso

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s