Pode parecer missão impossível, mas eliminar ou reduzir a disseminação de boatos nas organizações é um desafio que pode sim ser superado. Informações são compartilhadas o tempo todo por colaboradores, não só durante o expediente, e, com a internet, tem sido cada vez mais frequente a transmissão de mensagens com conteúdo falso ou de procedência duvidosa. Toda a equipe de comunicação corporativa precisa estar sempre antenada a possíveis desvios, claro, mas é possível solucionar – mesmo que parcialmente, em alguns casos – este problema presente em praticamente todas as organizações.
O primeiro recurso a ser usado é a transparência. Os jornalistas de empresa têm que manter as informações sempre atualizadas nos canais de comunicação interna e precisam ser defensores da clareza e da verdade. Cabe ao jornalista defender a circulação constante de informações para os colaboradores e, em muitas das vezes, convencer os tomadores de decisão a informar, de forma completa e sem omissões, detalhes e questões estratégicas para a organização.
Para suportar a transparência, é importante ter canais bem estabelecidos, com processos de atualização definidos, para que garanta que as informações transparentes estejam sendo transmitidas. É necessário, também, que haja bons produtores de conteúdo na equipe e que dominem a gestão dos canais, desde a atualização básica dos digitais e impressos até a análise de métricas e resultados. Um bom jornalista de empresa sabe qual canal usar em cada momento e que público atinge com determinado veículo.
A regularidade com que se oferece cada conteúdo ao público interno também faz a diferença, pois os colaboradores estão habituados a receber informação por meio de cada canal em um certo dia ou horário, logo, dependendo do momento, recorrerão a um canal específico de comunicação interna para checar detalhes e averiguar a procedência do que “ouviu falar”.
Com os meios digitais e as redes sociais existentes, hoje, é praticamente impossível concorrer com todos os colaboradores e ser o primeiro a divulgar a informação, até mesmo pelo processo de apuração e checagem de detalhes que pode levar algum tempo. Tudo para que a informação seja fornecida corretamente. No entanto, se a equipe de comunicação interna consegue se comunicar de forma transparente, usando canais eficientes que atinjam os públicos interessados, com regularidade, cria-se consistência e credibilidade. Os colaboradores estarão sempre bem informados e, quando houver uma dúvida sequer, saberão onde conseguir a simples e pura verdade.
Gabriel Rocha
Um comentário sobre “Como evitar boatos na empresa?”