Quatro passos para o jornalista de empresa estar sempre bem informado

Uma das principais obrigações do jornalista de empresa, que acaba se confundindo com necessidade, devido ao escopo de trabalho do profissional, é manter-se informado. É papel do jornalista que trabalha com comunicação empresarial transmitir informações aos colaboradores, logo, precisa estar bem informado sobre os acontecimentos, não só da empresa, mas de todos os stakeholders, afinal, é ele quem concentra o conteúdo e o “distribui” conforme demanda ou direcionamento definido para cada público. Confira os quatro passos que, se seguidos, vão fazer com que o jornalista esteja sempre bem informado nas organizações.

Primeiramente, de nada adianta conhecer a empresa em que trabalha, manter-se informado sobre projetos, ações, resultados e indicadores se estiver alienado do que acontece no “mundo lá fora”. Jornalista que é jornalista, em qualquer que seja o segmento de atuação, precisa ler, ouvir e assistir sempre, estar atento às informações veiculadas pela imprensa. Além disso, é preciso cultivar a curiosidade – toda pesquisa é bem-vinda – e o ceticismo, não no sentido pejorativo, mas questionar é preciso.

Uma das ferramentas que permite que o jornalista de empresa esteja ainda mais ligado aos temas divulgados pela imprensa que estejam associados ao negócio para o qual trabalha é o clipping. Importante e poderoso mecanismo centralizador de informações, o clipping é produzido pela equipe de comunicação interna da organização e reúne as principais notícias do momento, sejam com menções à empresa ou sobre assuntos relacionados. Se, por definições de escopo e de atividades, o jornalista não está diretamente envolvido no processo de elaboração do clipping, é imprescindível que leia todo o conteúdo atentamente, na íntegra.

Outra forma de permanecer sempre “por dentro” dos assuntos da empresa é ter acesso a relatórios, documentos ou estudos que apresentem bom nível de detalhamento sobre o negócio. Independente da área responsável pela produção do material, é importante que o jornalista de empresa receba em seu e-mail as informações para que as estude e saiba como trabalhar internamente as mensagens estratégicas. É importante validar o conteúdo com a equipe especializada no tema, no entanto, a informação precisa estar disponível para o profissional responsável por transmitir as informações. Muitas das vezes o fluxo de distribuição destas informações não contempla o jornalista, mas cabe a ele, nestes casos, solicitar a inclusão de seu e-mail no mailing ou até mesmo de explicar a importância do alinhamento.

É importante, também, que o jornalista de empresa participe de reuniões estratégicas, sejam elas de apresentação, discussão, avaliação ou tomada de decisão. É mais uma forma de envolver o profissional em um fluxo de compartilhamento de informação. É fundamental que o jornalista seja envolvido e tenha espaço, inclusive estratégico, em encontros de líderes e gestores. É preciso estar “Por dentro do que será dito“.

Por fim, é preciso ter bom relacionamento, se tornar ponto de referência para recebimento de demandas e de sugestões de pautas. Ter uma boa relação com profissionais de outras áreas é mais um atributo que contribui para que, mesmo que por meio de canais informais ou não oficiais, informações sejam recebidas. É preciso mostrar, diariamente, que quando há participação do jornalista em alguma ação a informação é transmitida de uma forma mais eficiente. É uma cultura que precisa ser construída internamente até que o jornalista de empresa passe a ser envolvido sempre em projetos ou atividades que precisem de comunicação – ou seja, quase todas elas. Sob esse aspecto, em que nível de maturidade está sua empresa? Se não há sequer direcionamento a respeito, hora de procurar um jornalista especialista em comunicação corporativa.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s