Informação em ambiente digital: como direcionar o acesso?

Que o ambiente digital permite intensa e rápida troca de informações todos já sabem. A reflexão que muitas vezes deixa de ser considerada é até onde a informação chega e como todo o conteúdo é transmitido. Justamente pelo dinamismo característico do ambiente digital, potencializado pela internet, é preciso avaliar bem os possíveis riscos e a natureza do conteúdo, pois há inúmeras situações no meio corporativo em que mensagens, boletins ou e-mails, por exemplo, precisam ser entregues a apenas determinado público.

Um caso clássico no mercado é o tratamento dado a informações direcionadas aos colaboradores, produzidas pelas equipes de comunicação interna, e às voltadas para imprensa ou para redes sociais. Nem todo conteúdo pode – e deve – ser divulgado da mesma maneira, há números, informações estratégicas e até mesmo projetos que não devem ser trabalhados livremente pelos jornalistas de empresa para que cheguem a conhecimento de todos. Ao mesmo tempo, há notícias veiculadas pela imprensa que, apesar de públicas, não precisam ser enfatizadas internamente, nem sempre é interessante amplificar a visibilidade de determinado conteúdo.

A intranet é um exemplo da necessidade de um ambiente que seja digital, mas que concentre informações exclusivas para colaboradores, inclusive, pois nem sempre informações relacionadas ao dia a dia de trabalho precisam ser “levadas para fora” da organização. A intranet é um canal importantíssimo para comunicação interna e, normalmente, apresenta recursos e ferramentas semelhantes aos de um site externo, quando criada em plataformas modernas e com tecnologia avançada.

Ter fluxos de informação e processos de atualização bem estabelecidos para cada canal de comunicação é fundamental para que a equipe de jornalistas possa articular a melhor estratégia para divulgação de qualquer conteúdo. O principal, neste caso, não é censurar ou restringir informações, mas identificar a natureza do conteúdo, avaliar a quem deve ser direcionado e se há fatores que possam gerar, futuramente, problemas de compliance. Um bom ponto de partida é estar sempre por dentro do que será dito.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Informação em ambiente digital: como direcionar o acesso?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s