A comunicação interna tem papel estratégico fundamental para qualquer organização e quanto mais planejamento há para os canais de comunicação, mais eficiente é a transmissão de informação. Os jornalistas de empresa têm a missão de elaborar a melhor estratégia possível para manter os colaboradores informados. Não me refiro a manipulação ou omissão de informação, mas a planejamento e a um melhor aproveitamento dos recursos que cada canal oferece. Quanto mais trabalhado na pauta, nos diversos formatos disponíveis, mais força ganha o tema internamente.
Cada canal tem sua peculiaridade, seja quando avaliados os diferentes formatos ou quando analisado o público-alvo de cada um. Desta forma, quando todos os recursos são aproveitados, a mensagem passa a ser apresentada a mais colaboradores, em canais e formatos diferentes e em diversos momentos da rotina de trabalho, o que faz com que a informação chegue aos receptores de forma mais consistente e trabalhada com diferentes abordagens, permitidas pela natureza de cada canal.
O jornalista de empresa é – ou deveria ser – o responsável por analisar a informação que precisa ser transmitida e definir qual o melhor canal para tal. Diante da importância de determinado tema ou do tipo de conteúdo a ser apresentado, o formato escolhido pode variar. Nem sempre é possível – ou necessário – levar uma mesma informação aos colaboradores usando todos os canais internos, mas uma coisa é certa: o profissional de comunicação deve tentar.
O melhor caminho a ser seguido pelo jornalista de empresa para que consiga trabalhar as mensagens no maior número possível de canais, aproveitando todos os recursos, é se planejar. O planejamento por trás da notícia é fundamental, pois quando há estudo, análise e conhecimento prévio do tema, é possível explorar cada canal respeitando suas limitações e usufruindo de suas vantagens. Uma informação transmitida de forma corporativa, em todos os canais, para todos os colaboradores, sem dúvida é mais lembrada que outra pontualmente apresentada.
Gabriel Rocha
8 comentários sobre “Sinergia entre canais de comunicação interna potencializa a disseminação das mensagens”