Cobertura de eventos: invista para dar visibilidade a produtos ou serviços

Organizar ou participar de um evento é um investimento, isso é fato. Há verba sendo aplicada, por isso os gestores da empresa aprovam, mas esperam retorno. Diante disso, cabe à equipe de comunicação da empresa organizadora ou participante aproveitar a oportunidade já criada, naturalmente, para dar visibilidade ao produto ou ao serviço oferecido ao mercado. É totalmente possível capitalizar o evento e obter inúmeros ganhos de divulgação e fortalecimento de marca. É importante enviar uma equipe para cobertura.

Com as tecnologias disponíveis atualmente e a necessidade de ser cada vez mais eficiente, é possível direcionar a missão de cobrir um evento a uma equipe pequena, bem enxuta. Os jornalistas de empresa podem produzir conteúdo em diferentes formatos, explorando os recursos de hipermídia e abusando da instantaneidade. É viável – e até esperado – que a cobertura seja praticamente em tempo real, dependendo do tipo de evento e do segmento de atuação, claro. A equipe que está na sede da organização pode dar apoio técnico aos enviados e contribuir com a circulação imediata de informação. Esse entrosamento é fundamental para garantir rapidez, com qualidade.

A apuração, a produção do conteúdo e a edição não se limitam apenas à cobertura externa do evento, é super importante fornecer informação aos colaboradores, em primeira mão – no caso de eventos externos, pois, para eventos da própria empresa, a cobertura nos canais de comunicação interna é imprescindível. Conteúdos divulgados internamente geram engajamento e despertam interesse nos colaboradores, público estratégico para replicar posicionamentos da empresa e disseminar informações.

Além de produzir conteúdo, a presença de profissionais de comunicação é fundamental para o atendimento à imprensa, que, dependendo do porte do evento, pode estar mais ou menos presente. O jornalista de empresa pode orientar diretamente o porta-voz, além de auxiliar nos direcionamentos da pauta de forma estratégica e positiva para a organização e para o setor. Por fim, eventos em que há presença da imprensa são uma excelente oportunidade para os assessores de comunicação conversarem e fazerem networking com os repórteres das redações.

Sem dúvida, há custos também para enviar uma equipe de comunicação, com transporte, alimentação, hospedagem, etc. No entanto, quando o trabalho é bem planejado e articulado com antecedência, o resultado tende a ser bastante positivo. Já há investimento para participar ou organizar o evento propriamente dito, portanto, enviar jornalistas de empresa para uma cobertura completa é, simplesmente, aproveitar a oportunidade para amplificar a repercussão do evento, fortalecer sua marca e divulgar seus produtos ou serviços.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s