Números, matemática e estatística fazem parte da rotina do jornalista de empresa?

Um dos requisitos básicos exigidos a qualquer profissional de grandes empresas é a capacidade de analisar dados e extrair deles informações valiosas para as tomadas de decisão. Se é uma exigência comum a todos os colaboradores, imagina ao jornalista de empresa, que trabalha diretamente com informação. Passam, diariamente, pelas mãos dos profissionais de comunicação, números extremamente importantes que precisam ser desvendados para direcionar ações e projetos, por exemplo, além de explicar, de forma clara e objetiva, mudanças, ocorrências e cenários.

Os jornalistas da imprensa tradicional vivem diariamente esse desafio, que, ao longo do tempo, gerou inclusive a quebra do paradigma de que jornalista pertence às ciências humanas e, por isso, não precisa conhecer teorias matemáticas.  Profissionais de comunicação precisam compreender que números podem dizer tanto quanto uma página repleta de palavras, cabe ao jornalista estudá-los e traduzi-los para o público. O mesmo vale para o jornalista de empresa, seja na produção de conteúdo para os colaboradores ou no relacionamento com a imprensa.

Nas empresas, a necessidade de se criar uma boa relação com os números é ainda maior, por vários fatores: há, normalmente, grande quantidade de colaboradores graduados em ciências exatas, com visão orientada a cálculos e objetividade; as diretrizes de gestão, custos, produtividade, eficiência e lucro são baseadas em indicadores e fórmulas; o cenário político-econômico no qual a organização está inserida exige conhecimento básico dos números, sem contar a própria função do jornalista,  que naturalmente exige compreensão de informações, sejam elas numéricas ou não.

O jornalista de empresa precisa sim trabalhar com matemática e estatística. Se destaca no mercado o profissional de comunicação corporativa que possui visão objetiva orientada a dados e consegue, portanto, desvendar informações “escondidas” nos números.

Gabriel Rocha

8 comentários sobre “Números, matemática e estatística fazem parte da rotina do jornalista de empresa?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s