Há sempre texto por trás da notícia

Por mais estranho que possa parecer, há sempre texto por trás de uma notícia, quando veiculada. Independente do canal usado para transmissão da informação, seja impresso, rádio, TV ou hipermídia, e, por mais diferentes que sejam os formatos, algum texto foi construído pelo jornalista para ser publicado, lido ou até mesmo improvisado. Sim, muitas notícias são estruturadas durante a apuração, mas transmitidas sem um roteiro a ser seguido rigorosamente: já ouviu falar em stand up? Mesmo com todas as características e peculiaridades do jornalismo empresarial, o profissional de comunicação estará sempre redigindo um texto.

Para cada canal há um tipo de texto, que varia de acordo com características particulares e bem definidas de cada plataforma. O jornalista precisa trabalhar com redações mais detalhadas ou mais diretas, com uso de linguagem formal ou informal, com jargões ou vocabulário destinado ao público leigo, o que acaba sendo, inclusive, um dos motivos de identificação do profissional com determinado tipo de mídia, editoria, empresa, etc.

As técnicas jornalísticas e os recursos disponíveis ao jornalista de empresa também devem ser levados em consideração para que a mensagem seja transmitida da melhor forma possível aos receptores, por isso a qualidade do conteúdo final apresentado é tão importante . Para garantir que o texto que dá origem ao produto final esteja sempre bem-escrito, estude o jornalismo e compreenda o motivo da aplicação das teorias na prática. Escrever bem é uma qualidade necessária – e exigida no mercado – a qualquer jornalista, seja ou não de empresa.

É comum pensar que para determinadas atividades ou funções o jornalista não precisa ter bom texto ou escrever com qualidade, o que é um erro. Há diversas qualidades a serem trabalhadas e aperfeiçoadas, no entanto, o texto será sempre um diferencial em qualquer situação, não importa o canal. E para ter um bom texto jornalístico, é preciso, claro, ter bom texto, portanto, capacite-se, leia, estude, escreva.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Há sempre texto por trás da notícia

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s