Deixe que os colaboradores se falem

Como acontece a transmissão de informação na empresa em que trabalha? Há uma única fonte para todos os receptores ou todos se falam e se comunicam a todo momento? Atualmente é praticamente surreal imaginar uma organização que tenha a equipe de comunicação corporativa como a única fonte de informação. Com a internet, as redes sociais e, consequentemente, a mudança cultural, cada vez mais os colaboradores se comunicarão e assumirão, assim, o comportamento facilmente percebido fora das empresas. É importante deixar claro que há formas diferentes, linguagens variadas e momentos oportunos para se comunicar dentro ou fora do ambiente de trabalho, no entanto, uma coisa é certa: as pessoas se comunicam. E muito.

Diante de um cenário em que a informação circula quase que por conta própria, cabe ao jornalista de empresa pegar carona nesta onda e usar a intensa produção de conteúdo a seu favor. Um fluxo horizontal, direcionado estrategicamente, é fundamental e não deve ser – ao menos por enquanto – suspenso, já que é extremamente útil em inúmeras situações (assunto para outro post), mas fluxos verticais de transmissão de informação são importantes e agregam muito valor a qualquer organização. Empoderar os colaboradores é excelente para fomentar a produção de conteúdo – supervisionada, claro – e aumentar engajamento. As redes sociais corporativas são um ótimo exemplo disso.

Quando as equipes se falam frequentemente e com clareza, os jornalistas de empresa conseguem dedicar mais tempo a atividades estratégicas e passam a ser “educadores” que ensinam os colaboradores a se comunicar de forma eficiente no ambiente empresarial. Além da equipe de comunicação ser melhor aproveitada, por não estar diretamente ligada a atividades operacionais, há otimização de processos e melhor distribuição de atividades com a descentralização do trabalho.

Um dos caminhos para que o jornalista de empresa consiga construir na organização o cenário ideal, colaborativo e com atuação estratégica da equipe de comunicação interna, é ensinar técnicas e oferecer ferramentas aos colaboradores para que sintam-se confortáveis para se comunicar com os colegas de trabalho. A responsabilidade enquanto fonte oficial permanece, mas, em meio a canais digitais de comunicação interna, que propagam informação praticamente em tempo real, é dada ao jornalista de empresa a árdua tarefa de ser o moderador de todo o conteúdo produzido e compartilhado.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Deixe que os colaboradores se falem

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s