Como identificar uma boa pauta nas atividades de sua equipe?

Nem tudo é notícia e nem tudo deve mesmo ser notícia. É papel do jornalista, seja nas redações ou nas empresas, avaliar as sugestões de pauta que chegam até ele. No caso das organizações, é bastante comum que alguns colaboradores desenvolvam habilidades e se interessem pelo tema, tornando-se verdadeiros correspondentes. Mas como identificar boas pautas na sua atividade do dia a dia para enviar à equipe de comunicação corporativa?

Primeiramente, é importante entender que, segundo os princípios jornalísticos, há critérios para avaliação de quais fatos devem ser notícia. Alguns dos chamados “valores-notícia” são ineditismo, improbabilidade, interesse, apelo, empatia, proximidade, impacto, consequências, progresso, expectativa, repercussão e amplitude.  Sem abrir tanto o leque, mas definindo melhor alguns deles, é possível compreender os motivos: proximidade, por exemplo, pela simples relação com o público-alvo, de forma direta; amplitude, por conta da própria abrangência do assunto; ineditismo, por ser algo novo; etc.

Ainda assim, depois de identificado qual ou quais os critérios indicam valor no fato a ser noticiado, é preciso preparar a pauta, inclusive para checar se a notícia se “sustenta”. É nesta etapa que o jornalista apura informações e avalia a viabilidade da matéria. Uma boa reportagem sempre apresenta dados que exemplifiquem ou sustentem as afirmações; é relevante para o público em questão, por agregar conhecimento, prestar serviço etc; e é impactante, desperta curiosidade ou  aborda, por exemplo, soluções e alternativas para algum problema.

Nas organizações, o jornalista de empresa se depara com inúmeros outros fatores que interferem na decisão editorial, pois há diferentes valores-notícia que se aplicam apenas à comunicação interna de forma específica, com foco nos colaboradores de uma empresa. Reputação, clima e engajamento podem ser considerados alguns deles.

As histórias existentes em uma empresa são certamente incontáveis e as ferramentas e formatos para contá-las, diversos. A criatividade e a imaginação podem guiar a busca pela notícia, mas é preciso ter atenção à rotina, às pessoas e aos detalhes. Tente sempre pensar “fora da caixa” e consulte o jornalista de empresa para saber se a pauta faz sentido. Está dada a largada.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Como identificar uma boa pauta nas atividades de sua equipe?

  1. Marcela Alves de Souza 11/05/2018 / 08:11

    Sim. Achei muito interessante

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s