Experimente contar uma história

Uma boa história é difícil de ser esquecida. Exemplos que ilustram bem essa afirmação são as histórias que nos são contadas na infância, seja pelos pais, por amigos ou pelos avós, que desde o início de nosso aprendizado costumam compartilhar, implicitamente, boas práticas e ensinamentos que começam, em sua maioria, com um simples “era uma vez”. Mas o que isso tem a ver com o universo corporativo? A resposta é relacionada, basicamente, à forma usada para se comunicar e transmitir informações.

Em evidência já há algum tempo, principalmente no mercado de publicidade e marketing, a técnica de storytelling tem sido cada vez mais usada para criar narrativas que sejam interessantes para os receptores da informação, qualquer que seja o público. O termo, em inglês, pode ser facilmente compreendido quando desmembrada a palavra: “story” + “telling” = “história” + “contando” = “contar história”. A técnica consiste em transmitir informações por meio de narrativas mais lúdicas e que contenham enredo atrativo e envolvente, preparado cuidadosamente para o público-alvo.

O storytelling é excelente para reforçar uma marca ou um posicionamento, já que valores podem ser muito bem trabalhados durante a narrativa, elevando o emissor a um patamar de referência.  O método pode ser usado em campanhas publicitárias e de marketing ou em ações de comunicação interna e endomarketing, em que os colaboradores de uma empresa seriam, por exemplo, os receptores da mensagem. É criada, ainda, uma relação de proximidade com o público-alvo e, com isso, aumenta-se a taxa de retenção no consumo da informação, um diferencial nos dias de hoje, já que a produção de conteúdo acontece cada vez mais de forma descentralizada.

A grande sacada do storytelling é a magia que há por trás da mensagem, a conexão que é criada entre emissor e receptor, sustentada pelo formato de abordagem e, principalmente, pela emoção. Se uma informação pode ser transmitida de um modo que desperte sentimentos e que mexa com a emoção, esteja certo de que é o melhor caminho a ser seguido. O que emociona mais, impacta mais.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Experimente contar uma história

  1. Carlos Eduardo 22/05/2018 / 22:33

    Excelente. Um dos melhores textos seus.

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s