O que há de mais valioso nas empresas

Para que uma empresa seja eficiente e sustentável, é preciso ter boa gestão financeira, de pessoas e de processos, mas o que facilita o trabalho dos gestores pode ser, também, um dificultador. Esse tão valioso “bem” é a informação. Tudo o que acontece na rotina das organizações exige troca de informações, todos os projetos, as ações e até mesmo os pequenos gestos são compostos por informação e entregam informação a quem participa do momento. Conversas, ligações ou e-mails enviados, por mais simples que possam parecer, podem impactar de alguma forma a empresa. E com o jornalismo empresarial não é diferente, pode ser ainda mais crítico.

Se cada pequena ação pode gerar consequências, imagine só o impacto – positivo ou negativo -que reportagens publicadas para todos os colaboradores ou uma nota enviada à imprensa podem causar. Esse é um dos motivos que faz com que o jornalista de empresa seja ainda mais exigido no momento de trabalhar as informações. Todo conteúdo oficial divulgado está diretamente relacionado com a construção da imagem da empresa e com sua reputação, seja sob o olhar de colaboradores, clientes ou de qualquer outro stakeholder.

É fundamental apurar cuidadosamente as informações, principalmente detalhes e dados mais críticos, por exemplo, indicadores de resultado, de produtividade e de faturamento. Além da verificação natural, para manter a qualidade dos produtos de comunicação – interna ou externa -, é preciso pensar na credibilidade. Canais oficiais são assim considerados não só por serem produzidos por profissionais especializados na transmissão de informação, mas por representarem a visão da organização. Conferir e validar informações se torna ainda mais importante nesse contexto.

Uma informação falsa ou incorreta pode prejudicar toda a rotina da empresa, por isso é importante que todos sejam responsáveis pelo conteúdo produzido ou compartilhado. É imensurável o valor de uma informação e dos ganhos ou das perdas que ela pode representar para o negócio. Pense na credibilidade antes de agir, boa reflexão em tempos de fake news.

Gabriel Rocha

4 comentários sobre “O que há de mais valioso nas empresas

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s