Abra o jogo para o jornalista

Nas empresas, muitos colaboradores procuram os profissionais de comunicação para articular alguma publicação ou solicitar apoio em  projetos ou necessidades específicas, no entanto, se sentem inseguros ao passar informações, com receio de que possam ser rapidamente publicadas. No jornalismo tradicional – de redação -, a situação é diferente, mas internamente, nas organizações, é preciso acabar com o “pé atrás” existente em relacionamentos com os jornalistas de empresa.

O jornalista de empresa também se depara com esse tipo de situação quando vai apurar informações para produzir conteúdo, independentemente do formato. O que acontece é que sem informação completa, não é possível compreender os contextos e cenários para produzir conteúdo ou atender às demandas das áreas. É importante lembrar que o jornalista se capacita durante sua formação acadêmica e aprimora, a cada dia, suas técnicas para lidar com a informação.

O bom jornalista está sempre preparado para lidar com informações delicadas e sigilosas. É o profissional que mais desenvolve o olhar crítico para articular conteúdo entre diferentes áreas ou evitar qualquer complicação para a empresa, por exemplo. É um dos principais responsáveis por gerar engajamento e zelar pela reputação da organização, não vai se antecipar e agir de forma inadequada à estratégia definida pelo corpo gestor. Deveria, inclusive, participar dessa definição para contribuir com o olhar crítico de quem conhece o poder de uma informação.

Se ainda não refletiu sobre isso e não procurou se aproximar da equipe de comunicação de sua organização, experimente disponibilizar informações e deixar que o jornalista de empresa sugira abordagens e planos de ação. Clareza e objetividade são determinantes nesse processo, abra o jogo.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Abra o jogo para o jornalista

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s