Particularidades do trabalho de edição nas empresas

O nome pode ser o mesmo, mas a função de um editor das redações tradicionais é um tanto quanto diferente da desempenhada por um editor que trabalha com comunicação corporativa em uma empresa. O trabalho em si é bastante semelhante por se tratar de edição, de fato; no entanto, são nítidas as diferenças entre as atividades. Não há melhor nem pior, o que é bastante claro é que cada função possui suas particularidades.

O começo de tudo é entender até onde a crítica, a investigação e a vontade de questionar devem ir. Os princípios jornalísticos são sim uma base, mas é preciso entender que nas empresas o trabalho é outro. Há diferenças entre o serviço prestado à sociedade e a transmissão da estratégia da empresa: o profissional de redação pensa na população e no poder do jornalismo enquanto fator social, enquanto o de comunicação corporativa, na estratégia da empresa para a qual trabalha. Costumo dizer que esses são os dois grandes motivadores, cada um segue o caminho que melhor se identifica.

Apesar das diferenças, o jornalista de empresa que exerce a função de editor na comunicação interna também é o profissional responsável por articular pautas com as áreas importantes – as que tratam de assuntos estratégicos para os colaboradores – da organização. Além disso, é quem elabora cronogramas de divulgação, baseados em necessidades específicas e datas e projetos importantes, para que sejam conciliadas notícias de rotina e pautas que abordam assuntos estratégicos.

Saber lidar com as fontes e manter o bom relacionamento com os principais fornecedores de informação é imprescindível a esse profissional. Sugestões de pautas vindas de colaboradores são tão importantes quanto as que chegam por meio corpo gestor ou de diretores como pedido de tema a ser trabalhado. Abrir espaço para a contribuição é fundamental para gerar engajamento, valorizar equipes e contribuir com o clima da empresa.

Não há receita de bolo, mas o importante é compreender o que se espera do editor em cada um dos cenários. Esse passo é o primeiro a ser dado e, a partir daí, tudo vai fluir mais naturalmente. O editor perceberá o motivo de desempenhar tal função e conseguirá ser cada vez melhor em sua função, voltada à estratégia.

Gabriel Rocha

Não sabe como funciona o trabalho de uma equipe de comunicação corporativa? Não conhece os ganhos que a comunicação pode proporcionar ao seu negócio? Então siga o blog, acompanhe as atualizações no Facebook e no Instagram e fique de olho no conteúdo.

2 comentários sobre “Particularidades do trabalho de edição nas empresas

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s