O jornalista de empresa em meio à campanha política

Pode não ser de conhecimento de muitos, mas uma das possibilidades de carreira para o jornalista que se especializa na área da comunicação corporativa é atuar junto a políticos ou em órgãos governamentais, inclusive durante períodos de campanha eleitoral. Esses profissionais de comunicação podem desempenhar inúmeras funções em uma equipe estruturada exclusivamente para esse fim. Mesmo sendo atividades temporárias, muitas das vezes é a porta de entrada para uma posição de confiança no Governo do candidato, caso eleito.

A começar pela assessoria de imprensa, atividade indispensável a qualquer político que queira ser eleito. O jornalista atende a demandas vindas das redações, prepara notas informativas, com posicionamentos sobre os diversos temas em discussão durante o período, sem falar na redação dos discursos, que precisam ser cuidadosamente preparados considerando a imagem do candidato que será exposta. Media Training é fundamental e costuma ser feito, inclusive, antes do início da campanha, para que possam ser concedidas entrevistas sempre que necessário. O trabalho de media training melhora até mesmo a oratória e a postura quando o candidato vai falar ao público, em qualquer que seja a situação.

A produção de conteúdo fica praticamente por conta da equipe de comunicação. Ações de engajamento e de divulgação das ideias e das propostas são pensadas estrategicamente com base nas mensagens a serem passadas, que vão refletir diretamente na identificação do público com o candidato. Há um flerte bem intenso com marketing nesse trabalho.

É preciso fazer, o tempo todo, com que os eleitores acreditem no candidato e apostem suas fichas nele quando estiverem cara a cara com as urnas. Obviamente, os assessores de imprensa não podem fazer milagre e mudar, por exemplo, um passado que jogue contra a reputação do político, no entanto, é possível usar métodos e ferramentas para trabalhar sua imagem. O trabalho de branding deve ser constante, antes mesmo da campanha, e é fundamental para conquistar votos.

Basta procurar saber um pouco mais a fundo sobre os bastidores de uma campanha eleitoral para se deparar com inúmeras atividades desempenhas por profissionais de comunicação: materiais audiovisuais para TV e internet, spots para rádio e carros de som, texto para folders e site, organização de eventos etc. Não pense que há espaço apenas na assessoria de imprensa….

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s