Redes sociais: ameaça à reputação da empresa?

Está na moda, a grande maioria usa diariamente e muitos querem logo se aproveitar dos benefícios que elas podem proporcionar: redes sociais. E, de fato, são muitos benefícios. Independentemente da metodologia, o marketing digital está em alta e permanecerá, ao menos pelos próximos anos, sendo uma das estratégias mais usadas para geração de leads e conversão de vendas. No entanto, é preciso ter calma e planejamento. O objetivo desse post não é apontar defeitos ou criticar negativamente o uso das redes sociais como ferramenta de marketing, é simplesmente alertar os empreendedores ou gestores para riscos decorrentes de tamanha exposição.

Antes de mais nada, é preciso se planejar. Estudar o comportamento dos usuários, avaliar as especificações e os formatos de cada rede social, identificar a real necessidade de atuação em cada uma das plataformas disponíveis no mercado e considerar ganhos e perdas são algumas das etapas que não podem ser esquecidas ou ignoradas. Já se perguntou, por exemplo, que tipo de conteúdo será oferecido aos seguidores e qual a periodicidade dos posts?

A produção de conteúdo para redes sociais precisa ser cuidadosamente pensada, afinal, é o posicionamento oficial da organização que está em jogo, são declarações assinadas pela marca. É preciso que haja alguém preparado para fazer a gestão diária desses canais, um profissional que domine, não só tecnicamente as ferramentas, mas que conheça o negócio e saiba avaliar a criticidade referente à exposição de cada informação.

Depois de iniciar as publicações, é fundamental que haja monitoramento. É como se as publicações fossem a espada, a arma de ataque do marketing, e o monitoramento, o escudo. É preciso monitorar a página ou o perfil, buscar possíveis posts que mencionem o nome da empresa e rastrear hashtags ligadas ao segmento de atuação, por exemplo, para poder se posicionar e proteger a reputação da organização. Importante lembrar que a rapidez com que as informações circulam na internet nos dias de hoje aumenta exponencialmente o risco de “viralização” de qualquer conteúdo, que pode inclusive não ser positivo para a empresa. Monitorar é certificar-se de que a reputação da empresa está protegida.

É possível adotar comportamentos diferentes na gestão de uma página ou de um perfil corporativo, considerando linhas de ação menos atuantes, mais neutras e até mesmo um tanto agressivas, com excesso de publicação e interação em todas os níveis de atividades. Uns preferem se expor mais, com postura proativa, enquanto outros possuem postura mais reativa, menos atuante. O que precisa ficar claro, em qualquer situação, é que é imprescindível ter o apoio do corpo gestor da organização, afinal, as portas estão sendo abertas ao mundo. E lembre-se: qualquer trabalho que esteja sendo planejado precisa levar em consideração a imagem da empresa e a reputação da marca quando pensados para redes sociais.

Gabriel Rocha

Não sabe como funciona o trabalho do social media em uma equipe de comunicação corporativa? Não conhece os ganhos que a comunicação pode proporcionar ao seu negócio? Então siga o blog, acompanhe as atualizações no Facebook e no Instagram para não perder os conteúdos.

9 comentários sobre “Redes sociais: ameaça à reputação da empresa?

  1. Marcela 15/10/2018 / 22:44

    Lembrando que as organizações devem se valer das redes sociais para estar mais perto dos stakeholders. Elas se tornaram a mão amiga!

    Marketing digital vai além de publicar. É preciso planejar, mensurar e se posicionar.

    Ótimo texto, coerente com as questões do marketing digital. Parabéns Gabriel!!!

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s