Entenda a informação como diferencial competitivo para sua carreira

É bastante fácil perceber que a busca por conhecimento e a preocupação com capacitação técnica têm sido cada vez mais presentes no dia a dia de profissionais que atuam, principalmente, em grandes empresas. O mercado está competitivo e, em determinado momento, nível técnico e produtividade podem se igualar quando comparados diferentes profissionais. É aí que entra a informação. Ter domínio do negócio da empresa para a qual trabalha pode ser um grande diferencial.

Conhecer o funcionamento da produção, os contextos econômico e mercadológico e entender as necessidades e os objetivos da empresa facilita o trabalho e eleva o nível da entrega, já que as tarefas tendem a ser executadas de forma correta e alinhadas à estratégia. Quando há informação, é possível otimizar tempo, eliminar retrabalho, aumentar produtividade e tomar decisões mais acertadas.

A comunicação corporativa pode ajudar muito nesse processo. Sai na frente o profissional que conhece minimamente – sem detalhamento técnico, o que neste caso não é, de fato, necessário – os canais de comunicação interna da organização e consome com certa frequência os conteúdos produzidos. Toda informação veiculada pela equipe de comunicação interna é, em geral, apurada, checada, traduzida e apresentada aos colaboradores com base no interesse do público interno e na necessidade de alinhamento dos importantes temas. Ou seja, fique sempre ligado.

Outro caminho fundamental é procurar seu gestor e solicitar informações, incentivando o compartilhamento de conteúdos sobre a empresa. Também é papel do líder transmitir as mensagens estratégicas às equipes, portanto, ele estará – ou ao menos deveria estar – sempre preparado para repassar as informações. E se você é gestor, incentive o compartilhamento de materiais oficiais entre sua equipe.

Essa dica vale para todos os profissionais, qualquer que seja o setor de atuação e por mais específico que seja o negócio. Conhecimento nunca é demais e pode ser um diferencial em meio à acentuada concorrência. Já pensou nisso? Seja, então, curioso, leia, questione e procure sempre entender o conteúdo recebido. Bom aprendizado!

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s