Manual de conduta para redes sociais pode evitar exposições negativas

Conhecidas por serem potentes ferramentas para transmissão de informação com rapidez, as redes sociais conectam cada vez mais pessoas. No entanto, é preciso lembrar que tudo que é publicado e compartilhado nesses ambientes fica armazenado na internet e pode ser acessado pelos usuários a qualquer momento – com exceção, claro, de perfis e páginas com restrição de acesso. Cada um é responsável por seu perfil pessoal, mas é preciso atenção ao mencionar a empresa em que trabalha. Um Manual de Conduta para Redes Sociais, aliado ao Código de Ética da organização, é uma ferramenta importante para resguardar a imagem e a reputação da empresa.

Mencionar simplesmente o nome da organização não é sempre um problema. Informações de domínio público, por exemplo, disponibilizadas no site, em outros canais oficiais ou em materiais institucionais, podem ser compartilhadas sem criticidade alguma. O mesmo vale para fotos, vídeos e podcasts. Já outras, que contenham dados sensíveis, como orçamento de áreas,  salários, investimentos e especificações técnicas de projetos, não devem ser expostas. Usar o bom senso é um começo, mas procurar a equipe de comunicação da empresa é o melhor caminho.

Com relação à logomarca, não é recomendado que seja usada em perfis pessoais de colaboradores. Tudo que é relacionado à marca é de propriedade da empresa e, portanto, não pode ser reproduzido. O mesmo vale para criação de perfis com o nome da instituição, afinal, a marca estará sendo usada de alguma forma.

Por fim, evite participar de discussões na web e se envolver em polêmicas, mesmo se identificar comentários negativos ou críticas à empresa para a qual trabalha. Essa tarefa precisa ser feita pela equipe de comunicação corporativa. O colaborador pode sim ser mais um olhar atento à imagem da organização, mas a gestão de possíveis crises é assunto bastante sério e precisa ser tratado por profissionais qualificados para tal. Curtiu o texto? Então comente e compartilhe.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s