Confiança pode significar aumento de produtividade na produção de conteúdo

A aprovação prévia da área técnica é prática comum nas organizações e até tem seu lado positivo, por funcionar como uma espécie de segunda checagem da informação apurada. Mas é aí que precisa ser ainda mais forte a parceria e a confiança do profissional técnico, detentor da expertise, no trabalho do jornalista de empresa. É fundamental reconhecer as funções de cada um no processo: um fornece informações, outro produz o conteúdo a ser entregue aos colaboradores.

É importante lembrar que os integrantes da equipe de comunicação corporativa foram capacitados e preparados para exercer suas funções. Da mesma forma como todas as áreas de uma empresa recebem opiniões e sugestões de diversos colaboradores, a fonte precisa entender que as intervenções propostas muitas vezes ferem princípios, teorias e técnicas jornalísticas ou de comunicação, de forma geral.

Outro fator a ser destacado – e que influencia diretamente a tomada de decisão no processo de produção de conteúdo – é o alinhamento que o jornalista de empresa possui. A equipe de comunicação recebe diariamente mensagens vindas da diretoria da empresa para serem trabalhadas com os colaboradores. É essa mesma equipe, também, que acompanha projetos e conhece, em muitos dos casos, a função estratégica de determinados projetos, atividades e decisões da organização. Essa visão diferenciada é fundamental para reconhecer as necessidades das áreas, direcionar a abordagem e trabalhar o conteúdo a nível global, menos focado em objetivos de cada cliente interno.

Todo o trabalho de articulação entre colaboradores de diferentes áreas e equipe de comunicação para veiculação de notícias ou produção de qualquer material pode ser facilmente conduzido com simplicidade e leveza, mas para isso é preciso haver limites bem definidos para a função de cada envolvido. Seguindo essa ideia, vai dar certo, pode apostar.

Gabriel Rocha

4 comentários sobre “Confiança pode significar aumento de produtividade na produção de conteúdo

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s