A aprovação prévia da área técnica é prática comum nas organizações e até tem seu lado positivo, por funcionar como uma espécie de segunda checagem da informação apurada. Mas é aí que precisa ser ainda mais forte a parceria e a confiança do profissional técnico, detentor da expertise, no trabalho do jornalista de empresa. É fundamental reconhecer as funções de cada um no processo: um fornece informações, outro produz o conteúdo a ser entregue aos colaboradores.
É importante lembrar que os integrantes da equipe de comunicação corporativa foram capacitados e preparados para exercer suas funções. Da mesma forma como todas as áreas de uma empresa recebem opiniões e sugestões de diversos colaboradores, a fonte precisa entender que as intervenções propostas muitas vezes ferem princípios, teorias e técnicas jornalísticas ou de comunicação, de forma geral.
Outro fator a ser destacado – e que influencia diretamente a tomada de decisão no processo de produção de conteúdo – é o alinhamento que o jornalista de empresa possui. A equipe de comunicação recebe diariamente mensagens vindas da diretoria da empresa para serem trabalhadas com os colaboradores. É essa mesma equipe, também, que acompanha projetos e conhece, em muitos dos casos, a função estratégica de determinados projetos, atividades e decisões da organização. Essa visão diferenciada é fundamental para reconhecer as necessidades das áreas, direcionar a abordagem e trabalhar o conteúdo a nível global, menos focado em objetivos de cada cliente interno.
Todo o trabalho de articulação entre colaboradores de diferentes áreas e equipe de comunicação para veiculação de notícias ou produção de qualquer material pode ser facilmente conduzido com simplicidade e leveza, mas para isso é preciso haver limites bem definidos para a função de cada envolvido. Seguindo essa ideia, vai dar certo, pode apostar.
Gabriel Rocha
5 comentários sobre “Confiança pode significar aumento de produtividade na produção de conteúdo”