Tem muitos views no YouTube? Mais vale uma boa retenção

Vivemos a era da disputa por visualizações e acessos a páginas de redes sociais. Há, atualmente, diversas técnicas para atrair a audiência para canais do YouTube, por exemplo, sejam anúncios em redes sociais, recursos de SEO ou até mesmo publicidade off-line, para citar algumas delas. No entanto, de que adianta ter vários acessos se não há retenção do público?

Visualizações são sim importantes para o canal, ajudam a divulgar o nome da marca e a construir reputação. No entanto, o conteúdo pode não estar sendo adequado para o público que acessa o canal e a taxa de retenção é o que vai determinar isso. O YouTube, maior plataforma de vídeos on-line atualmente, já fornece ao administrador do canal indicadores referentes a essa taxa.

Há diversos recursos que podem ser usados para que o público permaneça assistindo ao vídeo e não abandone o conteúdo antes de encerrada a exibição: tempo de duração, que muitas vezes determina se o vídeo está cansativo ou não; informações, propriamente ditas, por atrair interessados no tema; equipamentos de qualidade, para captação de boas imagens; dinamismo, obtido com boa edição de imagens e efeitos gráficos etc. É preciso se atentar a todos os detalhes, fazer de tudo para manter o público conectado.

Estudar os números, saber analisar os indicadores e tomar decisões a partir deles também é fundamental para aumentar a audiência e alavancar o canal. Não se trata apenas de produtos audiovisuais diferenciados e com qualidade – apesar disso fazer enorme diferença -, são os números que vão apontar a direção. Estude o comportamento dos consumidores de seus produtos audiovisuais, analise gráficos e planeje estrategicamente possibilidades de expansão. Detalhes podem ser a chave para o sucesso aqui.

O mesmo vale para redes sociais como Facebook e Instagram. Profissionais de marketing digital vivem dizendo: publique conteúdo que atraia sua audiência, não crie campanhas apenas para coletar “curtidas”. Lembre-se: seguidores são consequência de um bom trabalho de planejamento e publicação.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Tem muitos views no YouTube? Mais vale uma boa retenção

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s