Vivemos a era da disputa por visualizações e acessos a páginas de redes sociais. Há, atualmente, diversas técnicas para atrair a audiência para canais do YouTube, por exemplo, sejam anúncios em redes sociais, recursos de SEO ou até mesmo publicidade off-line, para citar algumas delas. No entanto, de que adianta ter vários acessos se não há retenção do público?
Visualizações são sim importantes para o canal, ajudam a divulgar o nome da marca e a construir reputação. No entanto, o conteúdo pode não estar sendo adequado para o público que acessa o canal e a taxa de retenção é o que vai determinar isso. O YouTube, maior plataforma de vídeos on-line atualmente, já fornece ao administrador do canal indicadores referentes a essa taxa.
Há diversos recursos que podem ser usados para que o público permaneça assistindo ao vídeo e não abandone o conteúdo antes de encerrada a exibição: tempo de duração, que muitas vezes determina se o vídeo está cansativo ou não; informações, propriamente ditas, por atrair interessados no tema; equipamentos de qualidade, para captação de boas imagens; dinamismo, obtido com boa edição de imagens e efeitos gráficos etc. É preciso se atentar a todos os detalhes, fazer de tudo para manter o público conectado.
Estudar os números, saber analisar os indicadores e tomar decisões a partir deles também é fundamental para aumentar a audiência e alavancar o canal. Não se trata apenas de produtos audiovisuais diferenciados e com qualidade – apesar disso fazer enorme diferença -, são os números que vão apontar a direção. Estude o comportamento dos consumidores de seus produtos audiovisuais, analise gráficos e planeje estrategicamente possibilidades de expansão. Detalhes podem ser a chave para o sucesso aqui.
O mesmo vale para redes sociais como Facebook e Instagram. Profissionais de marketing digital vivem dizendo: publique conteúdo que atraia sua audiência, não crie campanhas apenas para coletar “curtidas”. Lembre-se: seguidores são consequência de um bom trabalho de planejamento e publicação.
Gabriel Rocha
3 comentários sobre “Tem muitos views no YouTube? Mais vale uma boa retenção”