Identidade visual: uma importante contribuição para o legado

Se alguém lhe pedir para imaginar um M maiúsculo amarelo, um fundo vermelho com uma linha branca ou três barras paralelas em diagonal, muito provavelmente você vai formar, em sua mente, imagens ligadas a três grandes marcas: Mc Donald’s, Coca-Cola e Adidas. Foi exatamente o que aconteceu? Pois bem. Isso só reforça o quão importante é, para as empresas, a identidade visual e, consequentemente, a imagem institucional transmitida aos clientes. A marca é um dos principais atributos responsáveis pelo rastro de lembrança deixado pelas organizações.

Mas como poderia ser definido um “legado”? Uma das definições possíveis, segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Michaelis, é “aquilo que se passa de uma geração a outra, que se transmite à posteridade”. É óbvio que uma cor, um desenho ou um simples logotipo não serão, sozinhos, representantes de um legado, mas sem dúvida contribuem, por meio de identificação visual natural, para que as pessoas assimilem mensagens e correlacionem ações, iniciativas, serviços e produtos à marca.

Zelar pela aplicação correta da marca de uma empresa em materiais digitais ou impressos é, por exemplo, uma das importantes atribuições do profissional de comunicação corporativa. Sabendo dos possíveis danos à imagem da organização, o jornalista de empresa precisa estar sempre atento a padrões de tipografia, paleta de cores, dimensões e resolução, entre outros. Cada detalhe pode fazer a diferença e, mesmo que sejam ajustes quase imperceptíveis a profissionais que não sejam da área, podem ser  a gota d’água para ocasionais crises de imagem ou reputação, o que impacta diretamente a organização, inclusive no relacionamento com clientes, sob aspectos financeiros etc.

É por tudo isso que há profissionais especializados em cuidar da reputação das organizações e da identidade visual das empresas. Estabelecer-se como marca no mercado atual, competitivo e dinâmico, pode ser mais complexo do que parece. Se sua empresa ainda não possui profissionais de comunicação, está na hora de repensar essa decisão e passar a dedicar recursos no presente para deixar um legado no futuro.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s