Com a palavra, a comunidade

Disseminação de mensagens estratégicas para – e por meio – de stakeholders é algo cada vez mais comum na rotina do jornalista de empresa, que trabalha, hoje, em um mundo globalizado, em que a comunicação se dá de várias formas, em várias esferas e para diferentes públicos. Mais gente é atingida, de maneira ainda mais segmentada e personalizada. Sim, essa é a realidade e a comunidade é um stakeholder importantíssimo que pode contribuir com a transmissão de informações estratégicas.

Aspectos socioambientais estão sendo observados e cobrados mais intensamente, o que faz com que feedbacks, por exemplo, sejam cada vez mais necessários. O olhar dos gestores, principalmente de grandes empresas, está cada vez mais orientado à participação e às interferências da organização na sociedade. Há uma certa cobrança por parte da comunidade sobre políticas de responsabilidade social e contribuições da empresa, como geração de emprego, investimentos em obras de melhoria, assistência e preservação ambiental etc. Quando há retorno e bom relacionamento, a comunidade pode ser multiplicadora das mensagens transmitidas via redes sociais, publicidade ou imprensa.

Dependendo do tipo de negócio, a comunidade tem mais ou menos relação com a empresa, isso pode variar conforme diversos critérios. Lideranças de bairros e de organizações regionais costumam manter contato constante com equipes de comunicação e de relações institucionais/governamentais. Pode ser esse um canal fundamental para situações de empresas que possuem mais de uma unidade ou plantas muito extensas.

Fornecer informação em primeira mão, valorizar projetos, atuar em conjunto e defender causas pelas quais a comunidade luta são importantes meios para se chegar a uma parceria. Já se perguntou como é a relação da empresa para a qual trabalha com a comunidade vizinha? Um bom relacionamento certamente vem acompanhado de ganhos dos mais diversos tipos, inclusive financeiros, afinal, tudo vale quando se fala em reputação.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Com a palavra, a comunidade

  1. Lucas Fernandes 15/01/2019 / 20:19

    Muito bom o artigo. Cada vez mais se faz necessário essa integração empresa e comunidade, para alinhamento de espectativa e trabalho em conjunto de ambas as partes para uma convivência saudável, promissora e produtiva.

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s