O valor de uma boa comunicação de projetos

Quem trabalha constantemente com projetos ou já viveu ao menos uma experiência nesse sentido sabe que o alinhamento da equipe e a gestão do fluxo de informações são fundamentais para um bom andamento das atividades. Importante lembrar que colaboradores engajados produzem mais, logo, uma boa comunicação de projetos também tende a elevar o desempenho da equipe. Com prazos apertados e orçamentos quase sempre milimetricamente calculados, não há espaço para desentendimentos, falta de sincronia, falha em processos básicos e ausência de direcionamento. Que tal estabelecer uma boa comunicação entre a equipe e também com os stakeholders?

É bastante comum que o gerente do projeto se preocupe com as entregas, com o cumprimento de prazos e com a alocação de recursos, de forma geral. O que muitos não pensam é: quanto tempo e dinheiro são gastos com retrabalho, por exemplo? Uma boa comunicação pode sim ser mensurada, de diversas formas, e, quando avaliados os impactos que sua ausência causa, pode ser tarde demais. Saber se comunicar e dominar ferramentas que possibilitem – ou facilitem – toda a interação com os públicos envolvidos é uma das premissas de um gerente de projeto.

Elaborar um plano de comunicação para um projeto não é algo extremamente complexo, na maioria das vezes sã0 simples tabelas criadas em softwares de edição de texto ou em planilhas. Já o cumprimento do plano, costuma ser um desafio. Mas não se desespere, comece do começo. Primeiramente, é preciso definir quais os veículos estão disponíveis para serem usados e, em seguida, quais serão escolhidos para cada stakeholder. Logo depois, defina frequência, tipo de conteúdo e formato para cada situação. Por fim, estabeleça quem será o responsável por cada ação e lembre-se: a equipe de comunicação corporativa tem muito a contribuir.

Há um fator importantíssimo, que facilita bastante a compreensão das necessidades de comunicação do projeto: conhecimento. O jornalista de empresa que conhece o negócio e a estratégia da organização já está um passo à frente. Entender o projeto, acompanhar as etapas iniciais e se envolver diretamente com a equipe é fundamental para que possa agregar valor ao projeto.

A falha ou até mesmo a inexistência de comunicação no projeto pode gerar graves consequências, inclusive, relacionadas às entregas principais. Procure a equipe de comunicação corporativa de sua empresa ou contrate uma agência especializada em casos de projetos próprios. Os benefícios vão aparecer à medida que o projeto avance. Pode acreditar que haverá valor.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “O valor de uma boa comunicação de projetos

  1. juzaneti 11/02/2019 / 14:57

    Olá, Gosto muito dos post. Faça uma visita no meu blog. Sucesso pra ti!

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s