Tenha sempre boas fontes

Jornalista não é quem sabe de tudo, mas quem conhece quem sabe. Não formada exatamente por essas palavas, mas essa frase é – mesmo que com suas variações – uma das mais emblemáticas do universo do jornalismo, afinal, o que seria de um bom repórter sem suas fontes? Já parou para pensar no quanto isso agrega valor ao trabalho do profissional de comunicação? Nas organizações não é diferente, o jornalista de empresa também precisa ter boas fontes.

Quando avaliado apenas o processo de apuração, de fato, os ganhos já se mostram significativos: mais rapidez e mais acertos no produto inicial, por poder contar com quem detém o conhecimento necessário para o conteúdo; mais facilidade na obtenção de levantamentos, estudos e análises técnicas; e mais confiança, à medida que o trabalho evolua e ganhe consistência.

Nas empresas, além da produção de conteúdo pautada pela estratégia, os profissionais de comunicação precisam atender, também, às demandas de comunicação interna e de assessoria de imprensa, por exemplo. Em momentos de aperto e correria do dia a dia, é possível que a checagem das informações acabe sendo prejudicada, por isso é fundamental ter, ao lado, bons aliados. Nada melhor que um expert para checar algum detalhe, certo?

Caso trabalhe em uma empresa com atuação em diferentes cidades ou regiões, ter boas fontes facilita ainda mais o trabalho. Além de contribuir com o fornecimento de informações e checagem, por exemplo, de dados e estatísticas, a fonte também pode produzir conteúdos, já pensou nisso? Apostar na colaboração é uma das grandes sacadas do momento para a comunicação corporativa, pois, além de beneficiar o processo de produção, faz com que os colaboradores sintam-se parte da ação, gerando engajamento.

Ter boas fontes é meio caminho andado para oferecer a seu público um bom conteúdo, de credibilidade, cumprindo os prazos necessários. Fidelize suas fontes, deixe-as confortáveis durante as entrevistas e saiba valorizar a ajuda de cada uma.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Tenha sempre boas fontes

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s