Endomarketing nada mais é que: ações de marketing desenvolvidas para o público interno de uma organização. Grande responsável por gerar engajamento nos colaboradores, pode ser a principal ferramenta de “venda” da gestão, que, pensando em produtividade, eficiência e clima organizacional, procuram ter, na empresa, equipes motivadas e que apresentem bom desempenho.
O endomarketing pode ser visto, também, como ferramenta usada para equilibrar expectativas, já que o colaborador tende a esperar sempre um pouco mais da organização. É por isso que os gestores precisam valorizar, constantemente, atributos da empresa e benefícios concedidos, por exemplo. O objetivo não é fazer com que todos enxerguem tudo com bons olhos a todo momento, sem questionar medidas ou decisões tomadas, mas sim aproximar os extremos e tentar criar convergência entre diferentes interpretações do cenário.
NA PRÁTICA
Campanhas de endomarketing são bastante comuns nas empresas e são usadas quando há benefícios, conquistas, recordes, novidades a serem “vendidos”. Cobertura de plano de saúde, homenagem a dia dos pais ou das mães, divulgação de comemorações e festividades, anúncio de bônus ou recordes de produção são alguns exemplos.
10 comentários sobre “Conceitos: endomarketing”