Um instrumento bastante comum ao trabalho de assessoria de imprensa, o press-kit costuma ser entregue em coletivas de imprensa aos jornalistas presentes. O press-kit é um material que reúne informações, em diferentes formatos de mídia, e é normalmente entregue como pasta, bolsa, sacola etc. Costumam fazer parte do material fotos, press-releases, sonoras em áudio ou vídeo, ou seja, conteúdo útil ao jornalista para divulgação de uma determinada pauta ou para apresentação de um evento.
É de interesse do assessor de imprensa que os jornalistas escalados para produção da reportagem estejam preparados e com o máximo de informação possível, principalmente considerando as estratégias da organização, pensadas previamente à convocação da entrevista coletiva. Quanto mais informação for passada ao repórter, mais chance de ser publicada uma matéria maior e mais completa, sem equívocos de apuração e é, também, uma forma de assegurar que nenhum conteúdo importante para a empresa fique de fora da publicação.
É importante que o material desperte a curiosidade do repórter, por isso, deve-se explorar os recursos que estiverem disponíveis: gráficos, análises, dados que sustentem a pauta, pen drive com podcasts e vídeos, amostra do produto – quando for viável – etc.
Na prática
O press-kit pode ser enviado à redação ou distribuído durante uma cobertura, um lançamento de algum produto ou uma visita. Todo jornalista que participa de entrevistas coletivas recebe, muito provavelmente, diferentes tipos de press-kit, mesmo não sendo considerado um item obrigatório para a recepção de jornalistas. É uma forma de garantir que todos os repórteres presentes terão acesso, ao menos inicialmente, a todas as informações principais.
Um comentário sobre “Conceitos: press-kit”