Conceitos: house organ

O house organ foi o primeiro produto elaborado pelas equipes de comunicação corporativa nas organizações. O material, que inicialmente era, basicamente, o jornal ou a revista da empresa, pode, atualmente, ser preparado em diferentes formatos – impresso, audiovisual ou hipermídia (web). Reunindo informações sobre uma determinada organização, pode ser classificado como um produto voltado aos colaboradores, sendo caracterizado como ferramenta de comunicação interna, ou aos públicos externos, como imprensa, governos e parceiros de negócios.

Como o conteúdo oferecido é inteiramente sobre a empresa, os jornalistas costumam fazer entrevistas e pesquisas na própria organização, com fontes variadas, para que possam fornecer ao público receptor da mensagem informações corretas e que valorizem a empresa. A equipe de planejamento estratégico, por exemplo, é uma entre as que precisam ser consultadas.

Na prática

Pense em sua rotina dentro da empresa para a qual trabalha e tente se lembrar de um house organ com o qual já tenha se deparado. Certamente já recebeu um jornal impresso com informações gerais sobre a empresa ou um folder institucional, que, hoje, já não mais recebe o nome de house organ. Procure ler o conteúdo e se atentar para o tipo de informação que está sendo fornecida por meio do material, será fácil perceber do que se trata.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s