Três dicas para se comunicar melhor com a equipe de comunicação

comunicação corporativa jornalismo nas empresasPode até parecer um pouco irônico, mas às vezes pode ser difícil se comunicar com a equipe de comunicação corporativa da empresa em que trabalha. Não que seja um desafio ou que os jornalistas de empresa sejam “fechados” e pouco receptivos, mas pode não ser tão simples se expressar ou entregar informações suficientes para que a equipe de comunicação atenda à necessidade da melhor forma. Nesse texto, há três dicas que podem ajudar no dia a dia de trabalho.

Como dizia o saudoso Chacrinha, apresentador de programas de auditório em décadas passadas (1950 a 1980, aproximadamente), “quem não se comunica, se trumbica”. E essa é uma realidade, pois, para que os jornalistas de empresa possam preparar a comunicação, precisam ter informações sobre necessidade, objetivo, prazo etc. No entanto, é possível traduzir melhor um anseio ou explicar uma pauta, por exemplo, de forma simples. Eficiência é sempre bem-vinda, todo mundo pode sair ganhando.

A primeira dica é: seja transparente. Há informações que são sigilosas nas empresas, claro, ou que precisam ser compartilhadas apenas com um seleto grupo de pessoas, tudo bem. Mas, para que o jornalista consiga produzir o conteúdo que será oferecido aos colaboradores para atender à necessidade de uma determinada área ou equipe solicitante, ele precisa ter conhecimento sobre o surgimento da demanda, sua causa, seus desdobramentos e, até mesmo, sobre os riscos que estão em jogo. O simples fato de informar ao jornalista de empresa sobre determinada ação em andamento, por exemplo, não significa que toda a ação será detalhada a todos os colaboradores. Mas é justamente para lapidar a informação que o profissional de comunicação precisa conhecer o histórico e os impactos e ser apresentado ao contexto.

O segundo ponto é relacionado ao planejamento de comunicação. De nada adianta transmitir todas as informações e explicar todo o contexto se não houver prazo suficiente para entregar o conteúdo aos colaboradores. E não basta que o cliente interno decida sobre os prazos ou elabore o cronograma de divulgação, afinal, quem conhece a periodicidade dos canais disponíveis e sabe elaborar a estratégia de comunicação interna é o profissional de comunicação. O ideal é que os jornalistas de empresa sejam incluídos nas discussões e integrados aos grupos do projeto, da ação, do comitê etc. o quanto antes. Dessa forma, além de saber exatamente o que comunicar, será possível distribuir a comunicação da melhor forma possível.

comunicação corporativa; jornalismo nas empresas.Por fim, é preciso entender que a equipe de comunicação trabalha para toda a organização, portanto, precisa propor soluções considerando o universo corporativo, transmitindo a ideia de unidade e beneficiando a empresa, buscando sempre o “ótimo global”. Quando uma determinada equipe apresenta uma necessidade, precisa entender que, por mais urgente ou crítica que seja, será analisado o contexto macro. A solução será elaborada considerando o melhor para a organização, sem que haja prejuízo para outra área, por exemplo. Entregue as informações e confie, o profissional de comunicação planejará o conteúdo e o cronograma de divulgação com foco no usuário, sempre.

Não há regra, não há formulário e não há padrão. O mais indicado é conversar com o jornalista de empresa e deixar o trabalho fluir, sempre com transparência, com o devido prazo para o planejamento e com a cabeça aberta para buscar o melhor para a empresa, de forma geral, com foco no usuário, no cliente ou no consumidor. Não é simples planejar a comunicação interna de uma organização, mas é um trabalho fundamental. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Três dicas para se comunicar melhor com a equipe de comunicação

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s