Em um primeiro momento, o termo pode assustar, mas não se preocupe. Stakeholders são todos aqueles públicos que possuem envolvimento com o negócio ou com a organização propriamente dita. Podem ser, por exemplo, colaboradores, fornecedores, clientes, investidores, comunidade e Governo.
A palavra surgiu da união entre os conceitos de “stake”, que significa “interesse”, e de “shareholders”, que significa “acionista”. É fundamental, para qualquer gestor, conhecer muito bem seus stakeholders, suas necessidades, seus anseios, duas “dores” e seus comportamentos. A estratégia de marketing e o trabalho de branding, por exemplo, estão diretamente relacionados aos públicos envolvidos. Até mesmo a estratégia de crescimento da organização pode ser impactada, já que as interfaces podem ser, em alguns casos, premissas para o desenvolvimento.
Na prática
Imagine uma padaria de bairro. O trabalho é executado por colaboradores, sob supervisão de um gerente, que responde diretamente ao sócio, que, por sua vez, pode ter, como parceiro de negócios, um investidor. Tudo o que é produzido será vendido para clientes, que, assim como os colaboradores e os donos do negócio, pagam impostos ao Governo. Percebe a cadeia de relacionamento que é construída em torno dos diferentes públicos? Pois bem, são todos stakeholders do negócio.
6 comentários sobre “Conceitos: stakeholder”