Conceitos: stakeholder

Em um primeiro momento, o termo pode assustar, mas não se preocupe. Stakeholders são todos aqueles públicos que possuem envolvimento com o negócio ou com a organização propriamente dita.  Podem ser, por exemplo, colaboradores, fornecedores, clientes, investidores, comunidade e Governo.

A palavra surgiu da união entre os conceitos de “stake”, que significa “interesse”, e de “shareholders”, que significa “acionista”. É fundamental, para qualquer gestor, conhecer muito bem seus stakeholders, suas necessidades, seus anseios, duas “dores” e seus comportamentos. A estratégia de marketing e o trabalho de branding, por exemplo, estão diretamente relacionados aos públicos envolvidos.  Até mesmo a estratégia de crescimento da organização pode ser impactada, já que as interfaces podem ser, em alguns casos, premissas para o desenvolvimento.

Na prática

Imagine uma padaria de bairro. O trabalho é executado por colaboradores, sob supervisão de um gerente, que responde diretamente ao sócio, que, por sua vez, pode ter, como parceiro de negócios, um investidor. Tudo o que é produzido será vendido para clientes, que, assim como os colaboradores e os donos do negócio, pagam impostos ao Governo. Percebe a cadeia de relacionamento que é construída em torno dos diferentes públicos? Pois bem, são todos stakeholders do negócio.

 

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s