Três dicas para o jornalista de empresa entender melhor seus clientes internos

comunicação corporativa; comunicação interna; jornalismo nas empresas; jornalismo empresarialO profissional de comunicação interna precisa conciliar, atualmente, atividades estratégicas, pautadas pela própria equipe, e demandas apresentadas pelas áreas, que surgem de necessidades variadas. Mas como os jornalistas de empresa podem gerenciar o tempo para lidar com jobs diretamente ligados à estratégia da organização e, ainda assim, atender às diversas demandas para oferecer um robusto serviço de comunicação interna? Nesse post, há três dicas que podem ser úteis ao dia a dia dos profissionais de comunicação.

Primeiramente, é preciso saber ouvir. É importantíssimo entender, nos mínimos detalhes, a necessidade do solicitante para que seja compreendido o contexto. A partir daí, depois de entendida a “dor” do cliente interno, como se costuma dizer no marketing, será possível planejar e articular a solução, considerando sempre o melhor para a empresa. Quando o jornalista de empresa decide trabalhar com atendimento na comunicação interna, é imprescindível que conheça a fundo o portfólio de canais e suas características – formato, periodicidade, público-alvo etc. -, e que tenha domínio sobre os processos de atualização de cada um deles para oferecer as possíveis abordagens.

jornalismo nas empresas; jornalismo empresarial; comunicação corporativa; comunicação empresarialÉ bastante comum que, mesmo demonstrando conhecimento sobre os recursos e as ferramentas disponíveis, os clientes internos não se convençam de que a solução é a melhor para a organização. Não é algo que deveria acontecer, afinal, quem trabalha com comunicação corporativa se especializa para tal assim como qualquer profissional de outra área da empresa, no entanto, saber explicar tecnicamente a decisão permite que a orientação dada seja justificada com base em teorias, técnicas reconhecidas no mercado e indicadores. Não há achismo na comunicação corporativa, há expertise por trás de toda produção.

Um terceiro ponto que precisa ser considerado no tratamento de demandas solicitadas pelas áreas é o direcionamento estratégico. A equipe de comunicação é uma das principais – se não a principal – responsáveis pela disseminação da estratégia para os colaboradores, afinal, são os jornalistas de empresa quem gerenciam os canais de comunicação interna. Dito isso, cabe ao profissional de comunicação explicar ao cliente interno como a demanda se enquadra no planejamento estratégico da empresa e se deve realmente ser trabalhada pela equipe, de forma corporativa. Há situações em que determinados filtros são necessários devido a desdobramentos que podem gerar consequências negativas, por exemplo, sob o ponto de vista do relacionamento com clientes do mercado ou quando avaliados aspectos econômico-financeiros. Esse crivo é imprescindível para garantir a reputação da empresa e preservar clima e cultura organizacional.

É um verdadeiro toma lá dá cá, sempre surgem e continuarão surgindo demandas, hora recusadas, hora acatadas. A decisão sobre a viabilidade de um projeto ou a execução de determinada atividade não é da equipe de comunicação corporativa, obviamente, no entanto, os jornalistas de empresa precisam ser acionados e participar de decisões que envolvam a divulgação dessas iniciativas. Levar a conhecimento dos colaboradores determinada notícia, por exemplo, evidenciando-a a todo o público interno da empresa, é chancelar a informação em nome da organização. Grande responsabilidade, não?

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Três dicas para o jornalista de empresa entender melhor seus clientes internos

  1. danielfich 15/09/2019 / 10:08

    Muito interessante a postagem, são muitos desafios na Comunicação Interna, vivenciei por 13 anos muitos desses. Acho também que é fundamental que a equipe de Comunicação Interna tenha respaldo da Diretoria para ser mais respeitada pelas demais áreas da empresa. Recentemente, iniciei um blog onde abordo diversos assuntos da Comunicação e da Cultura, inclusive endomarketing. Se puder conheça https://senhorconteudo.home.blog/.

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s