Conceitos: fake news

Fake news também são usadas na comunicação internaMentiras, boatos, calúnias, enfim, falsas notícias. Essa é a definição pura e simples de “fake news“. Apesar de terem se tornado cada vez mais frequentes em cenários de disputa política, há anos o artifício já era usado nesse tipo de contexto. Alguns detalhes podem ajudar a denunciar as fake news, como inexistência de fonte ou de menção à fonte da informações, abuso de esteriótipos e “generalismos”, manchetes ou títulos tendenciosos e falta de assinaturas, com objetivo de omitir sua autoria.

Com a chegada das redes sociais, o termo se tornou mais popular devido, principalmente, à capacidade de “viralização” destes conteúdos falsos. Alguns dos fatores que ajudam a alavancar a disseminação das fake news são, por exemplo, os algoritmos desenvolvidos para automatização das interações nas redes, a possibilidade de anonimato proporcionada por esse tipo de ambiente, o impulsionamento de conteúdo patrocinado, aplicativos que permitem programar o envio de mensagens automáticas e a existência, cada vez mais fremente, de robôs desenvolvidos especialmente para interação com o público.

Na tentativa de combater a propagação das fake news, aplicativos de mensagens instantâneas e algumas redes sociais têm adotado medidas que auxiliam o usuário a identificar a a existência de notícias falsas. Além disso, foram criados sites e páginas destinadas exclusivamente à checagem das informações na tentativa de reduzir – e, quem sabe um dia, eliminar – o grande volume desse tipo de notícia inverídica que circula pela web.

Na prática

A disseminação de fake news não acontece apenas em ambientes digitais e nas redes sociais, é uma realidade nas organizações há anos e um desafio constante para o jornalista de empresa. É bastante comum que os colaboradores de uma organização se falem, se comuniquem, conversem entre si, independentemente se por e-mail, por chat ou presencialmente. E muitas das vezes são repassadas ou transmitidas fake news, afinal, quem nunca ouviu falar da tão conhecida “rádio peão”?

5 comentários sobre “Conceitos: fake news

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s