A comunicação eficiente depende de planejamento e organização

Comunicação eficiente precisa de organização e planejamentoMuito se fala sobre improviso e capacidade de adaptação nos dias de hoje, uma era em que o dinamismo toma conta da rotina e o profissional precisa ser cada vez mais ágil para dar conta de suas entregas. Mas como aliviar a pressão e se antecipar a possíveis demandas para não se sentir pressionado pelo caos do dia a dia? Com planejamento e organização. E isso não vale apenas para a comunicação corporativa, por isso o Jornalismo nas Empresas preparou dicas para o profissional do presente que já vive o futuro.

A rotina nas organizações é criada a partir de cronogramas, datas, metas e prazos, que exigem do profissional de comunicação precisão em seu trabalho. Todo tipo de ação, conteúdo produzido ou campanha elaborada precisa considerar o planejamento da área que está conduzindo o projeto, a mudança, a implantação de um novo software, enfim, que possui as informações necessárias e elabora o cronograma de trabalho. Depois de entender o contexto e ter acesso às informações, a equipe de comunicação interna define quais serão os gatilhos, considerando canais a serem usados, datas de divulgação e públicos a serem impactados. Ou seja: planeje-se.

Em ambientes digitais, há ainda mais necessidade de ser preciso. Há quem diga que o dinamismo das redes sociais e dos canais web, de forma geral, permite a publicação excessiva de conteúdo, sem que sejam avaliadas periodicidade e preferências do usuário. No entanto, é cada vez mais certo de que é possível potencializar o alcance dos conteúdos estudando o comportamento dos usuários e usando estratégias de tráfego orgânico, o que exige ainda mais preciosismo. Ou seja: organize-se.

Comunicação eficiente demanda organizaçãoAlgumas ferramentas podem ser grandes parceiras de trabalho sob o ponto de vista de organização e planejamento de atividades. Evernote, para notas e arquivos; Trello, para distribuição de jobs e listas “to do“; Google Agenda, para compromissos e reuniões; Microsoft Excel, para planilhas e cálculos; e até mesmo o bom e velho bloquinho de papel pode ser útil em diversas situações, acredite.

Você tem dificuldade para pensar estrategicamente seus conteúdos e elaborar, a partir daí, um calendário de pautas completo e eficaz? Então entre em contato, vamos conversar a respeito.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “A comunicação eficiente depende de planejamento e organização

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s