Há muita gente produzindo conteúdo para internet nos dias de hoje, mas será que todos os textos publicados em blogs e redes sociais são adequados ao formato escolhido? Esse é um grande dilema vivido pelos produtores de conteúdo, mas há técnicas e recursos que podem ajudar o autor e, consequentemente, o leitor. Pensar o conteúdo com foco no usuário é o primeiro passo, mas, a partir daí, o que fazer na prática?
É importante ter sempre em mente que o conteúdo está sendo redigido para redes sociais ou sites, que são acessados, majoritariamente, via smartphone. Mas como preparar seu conteúdo para o ambiente web, sabendo que será consumido, principalmente, em formato mobile?
Use parágrafos curtos; transmita a mensagem com clareza, de forma direta, sem palavras complexas; revise o texto algumas vezes para analisar se está facilitando o entendimento do leitor; agregue valor, ou seja, entregue conteúdo de qualidade. Dê uma olhadinha nestas quatro dicas gerais para a redação de um bom texto.
Entregue qualidade
Recentemente, uma enquete na página oficial do Instagram mostrou que os usuários se incomodam com erros de ortografia em textos da internet: 69% dos respondentes votaram na opção que indica que falhas de digitação atrapalham na compreensão do conteúdo.
Há estudos que mostram que, sob a ótica de SEO (Search Engine Optimization), os erros ortográficos não são tão prejudiciais, afinal, não interferem no “ranqueamento” orgânico nos sites de busca. No entanto, o produtor de conteúdo precisa lembrar que as informações disponibilizadas por meio do texto serão consumidas por um ser humano, que preza, sim, por qualidade. A intenção é fazer com que o leitor retorne ao seu blog, ao seu site ou às páginas de suas redes sociais, certo? Então ofereça conteúdos que façam com que ele volte.
Atração + Retenção
Há algumas recomendações que, quando seguidas, ajudam na atração e na retenção do público. Identifique as palavras-chave ideais, escreva sobre um assunto que tenha domínio ou pesquise bastante antes de oferecer o conteúdo; elabore estrategicamente um bom título e siga uma estrutura coerente e coesa em seu texto.
O conteúdo continua sendo o fator principal, por isso mantenha o foco no usuário para pensar a pauta, mas lembre-se, também, de que alguns recursos podem reforçar as mensagens que deseja enfatizar ao leitor e contribuem para aumentar o alcance do conteúdo.
Gabriel Rocha
________________________________________
Você sente que precisa melhorar seu texto para se comunicar com clientes, fornecedores e parceiros de negócio? Ou tem dificuldade para elaborar um cronograma de pautas completo e eficaz? Então entre em contato.
5 comentários sobre “Dicas para produção de conteúdo para ambiente web”