Dicas para produção de conteúdo para ambiente web

Saiba como produzir conteúdo para webHá muita gente produzindo conteúdo para internet nos dias de hoje, mas será que todos os textos publicados em blogs e redes sociais são adequados ao formato escolhido? Esse é um grande dilema vivido pelos produtores de conteúdo, mas há técnicas e recursos que podem ajudar o autor e, consequentemente, o leitor. Pensar o conteúdo com foco no usuário é o primeiro passo, mas, a partir daí, o que fazer na prática?

É importante ter sempre em mente que o conteúdo está sendo redigido para redes sociais ou sites, que são acessados, majoritariamente, via smartphone. Mas como preparar seu conteúdo para o ambiente web, sabendo que será consumido, principalmente, em formato mobile?

Use parágrafos curtos; transmita a mensagem com clareza, de forma direta, sem palavras complexas; revise o texto algumas vezes para analisar se está facilitando o entendimento do leitor; agregue valor, ou seja, entregue conteúdo de qualidade. Dê uma olhadinha nestas quatro dicas gerais para a redação de um bom texto.

Entregue qualidade

Enquete sobre erros ortográficos nos storiesRecentemente, uma enquete na página oficial do Instagram mostrou que os usuários se incomodam com erros de ortografia em textos da internet: 69% dos respondentes votaram na opção que indica que falhas de digitação atrapalham na compreensão do conteúdo.

Há estudos que mostram que, sob a ótica de SEO (Search Engine Optimization), os erros ortográficos não são tão prejudiciais, afinal, não interferem no “ranqueamento” orgânico nos sites de busca. No entanto, o produtor de conteúdo precisa lembrar que as informações disponibilizadas por meio do texto serão consumidas por um ser humano, que preza, sim, por qualidade. A intenção é fazer com que o leitor retorne ao seu blog, ao seu site ou às páginas de suas redes sociais, certo? Então ofereça conteúdos que façam com que ele volte.

Atração + Retenção

Há algumas recomendações que, quando seguidas, ajudam na atração e na retenção do público. Identifique as palavras-chave ideais, escreva sobre um assunto que tenha domínio ou pesquise bastante antes de oferecer o conteúdo; elabore estrategicamente um bom título e siga uma estrutura coerente e coesa em seu texto.

Saiba usar SEO em seu texto para web

O conteúdo continua sendo o fator principal, por isso mantenha o foco no usuário para pensar a pauta, mas lembre-se, também, de que alguns recursos podem reforçar as mensagens que deseja enfatizar ao leitor e contribuem para aumentar o alcance do conteúdo.

Gabriel Rocha

________________________________________

Você sente que precisa melhorar seu texto para se comunicar com clientes, fornecedores e parceiros de negócio? Ou tem dificuldade para elaborar um cronograma de pautas completo e eficaz? Então entre em contato.

2 comentários sobre “Dicas para produção de conteúdo para ambiente web

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s