Seis perguntas para te ajudar a definir um bom título

Dicas para redação de um bom títuloO título é um elemento que está presente em praticamente todo conteúdo produzido em formato de texto. Desde a infância aprendemos a escrever narrativas na escola e lá estão os títulos, antes de qualquer outro item, apresentando ao leitor o assunto que será abordado. Mais tarde, nos deparamos com títulos em livros, crônicas, contos, poemas etc., em reportagens da imprensa e, nos últimos anos, em redes sociais. Mas como redigir um bom título? Algumas perguntas podem ajudar o redator a avaliar a qualidade do título e, consequentemente, a proporcionar uma melhor experiência ao leitor.

O título funciona fora do contexto?

Essa deve ser a primeira pergunta, pois é ela quem vai te fazer refletir se está entregando uma mensagem completa, de forma imparcial, ao leitor. É aqui que começa a ser avaliada a credibilidade do texto.

A chamada é instigante?

Questione-se se o título despertará a curiosidade do leitor, considerando as personas que mais acessam seu canal, seja site, blog, página de rede social, e-books ou portal de notícias. Um dos objetivos do título é justamente o de instigar o leitor para que consuma a informação apresentada. Para haver retenção, é preciso que haja, primeiramente, atratividade.

Está fácil de ser entendido?

É importante que o título transmita de forma clara a mensagem, portanto, não basta que seja atrativo. Coloque-se no lugar de seus leitores e avalie se está facilitando a compreensão de quem acessa seus conteúdos. Um bom título não precisa ser algo complexo, a simplicidade pode ser a melhor receita.

Há bons números para serem usados?

Números podem ser usados para transmitir, de forma rápida e direta, grande quantidade de informação, afinal, uma simples combinação de algarismos pode ser um resumo de tudo o que será abordado no texto. Números podem indicar investimentos, resultados, percentuais etc., ou seja, causam impacto imediato.

Tudo o que está escrito é realmente necessário?

Avalie se todas as informações que inseriu, em um primeiro momento, são necessárias. É bastante comum que o produtor de conteúdo crie títulos extensos, exclusivamente pela necessidade de apresentar várias informações, o que pode prejudicar a compreensão. A capacidade de síntese é fundamental para um editor, é ele quem vai definir qual a principal informação deve estar contemplada no título.

O destaque do seu título é informação primária?

Tenha em mente, com bastante clareza, quais são as informações primárias e secundárias de seu texto e quais os detalhes serão abordados. A partir daí, avalie se a chamada do título está ligada à informação principal. Ter foco é imprescindível, é inclusive uma forma de dar destaque ao conteúdo mais importante.

Mão na massa

Muito provavelmente você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”. E uma das funções do título é justamente deixar uma boa impressão, levando o leitor a acessar o conteúdo completo. Apresentar números, fazer brincadeiras, beirar o absurdo, fazer questionamentos e convidar para acessar listas são alguns bons pontos de partida.

Há, ainda, outros recursos que podem ser usados para a elaboração de um bom título considerando “ranqueamento” orgânico nos sites de busca. Se quiser saber mais dicas de SEO (Search Engine Optimization) ou tiver dificuldade para elaborar seus títulos, entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s