Noticiabilidade é o composto de requisitos que um determinado fato ou acontecimento precisa ter para ser entendido pelo jornalista como notícia. A avaliação é feita pelo editor no momento em que recebe uma sugestão de pauta ou pelos repórteres, produtores e pauteiros quando pensam em uma pauta e refletem sobre a viabilidade de publicação de uma reportagem.
Alguns dos critérios de noticiabilidade usados nas redações são ineditismo, improbabilidade, interesse, apelo, empatia, proximidade, impacto, repercussão, humor, rivalidade e progresso. Quando se fala em noticiabilidade, é bastante comum surgir o termo “valor-notícia”, que reflete a preocupação de informar sobre um acontecimento específico, que seja importante para o público em questão.
Assim como nas redações, em que há avaliação da noticiabilidade, nas organizações o jornalista de empresa também precisa avaliar se determinada matéria deve ou não ser publicada. Os critérios são diferentes, obviamente, mas é preciso certificar-se de que a notícia não vai impactar o clima da empresa e não vai expor números ou informações delicadas, que se enquadra nos aspectos determinados pelo código de ética da organização e que estará agregando valor ao negócio, contribuindo com a estratégia etc.
Na prática
É bastante comum que profissionais de diversas áreas procurem a equipe de comunicação para sugerir pautas para os canais de comunicação interna ou até mesmo para serem ofertadas à imprensa como releases. A publicação das matérias promove reconhecimento para a área, valoriza colaboradores envolvidos e, principalmente, deixa todos os trabalhadores cientes do que está em andamento na empresa. Receber essas sugestões e avaliar a noticiabilidade dessas pautas é um exercício diário para o jornalista de empresa.
3 comentários sobre “Conceitos: noticiabilidade”