Cultura organizacional é, resumidamente, o composto formado por normas e padrões, crenças e valores que servem de base para uma organização. Está diretamente ligada à identidade dos colaboradores e influencia, a todo momento, as relações de convivência entre os profissionais. A cultura revela muito ao jornalista de empresa, é possível fazer diversas leituras e análises a partir da cultura organizacional de uma empresa.
A cultura organizacional é formada por pessoas, sempre. Pessoas que trabalham na organização ou que possuem algum tipo de vínculo bastante próximo, como clientes e até mesmo familiares dos colaboradores, que levam parte da cultura de suas casas para o ambiente de trabalho. A partir de reações e interpretações do dia a dia, gerados pela integração entre os profissionais, o que funciona bem é naturalmente identificado e passa a ser repassado a colegas de outras áreas e a novos colaboradores; com isso, vai sendo moldada a cultura da organização.
A cultura organizacional tem mais relação com aspectos comportamentais e de personalidade de cada colaborador do que com aspectos técnicos. Costumes, valores, hábitos, e mentalidade são elementos mais importantes para a construção da cultura, a partir da socialização.
Na prática
Pode ser algo um tanto quanto abstrato, mas é fácil perceber as influências da cultura organizacional na rotina de uma empresa. Imagine, por exemplo, que a equipe de comunicação corporativa abriu um novo canal, uma rede social corporativa, para o público interno. Diferente de uma intranet. Ela pode ou não funcionar, certo? Principalmente por depender do uso e da interação entre os usuários. No entanto, caso a cultura organizacional da empresa em questão não seja favorável a esse tipo de canal no ambiente de trabalho, até por limitações impostas pelos próprios gestores, por exemplo, não adianta haver esforço dos jornalistas de empresa. O canal não é adequado à cultural daquela organização.
3 comentários sobre “Conceitos: cultural organizacional”