Transmídia é, basicamente, o desdobramento de um conteúdo, que, depois de produzido em um determinado formato, é adaptado para ser usado em outro tipo de mídia. É como se uma reportagem fosse publicada em texto na internet, mas fosse desdobrada em um produto audiovisual para ser exibido na TV. Para isso, as adaptações são baseadas, na hora da transição, nas especificações de cada formato de mídia.
A partir da mudança de formato, os novos produtos levam, aos consumidores da informação em questão, novas experiências, afinal, o conteúdo passa a ser apresentado de forma diferente. O tempo de consumo é alterado, o momento para melhor consumi-lo pode mudar, a linguagem pode passar por adaptações e o público-alvo pode mudar por completo. Se o conteúdo é bom, vale explorá-lo em diferentes mídias.
Esse desdobramento pode ser motivado por diversos objetivos, por exemplo, aumentar o alcance do conteúdo ou atender à preferência de consumo de sua persona. Para isso, é extremamente importante conhecer seu público. Ouça seu consumidor e entenda seu gosto, suas dores e motivações.
Na prática
Se você trabalha com comunicação corporativa ou na imprensa, saber muito bem o que significa transmídia. Se não, pense nos veículos de comunicação interna existentes em sua empresa. Muito provavelmente você já leu uma matéria e depois a assistiu na TV corporativa ou a escutou em formato de podcast, certo? Lembre-se, por exemplo, da newsletter, que trouxe uma abordagem mais aprofundada para o e-mail marketing que recebeu dias antes em sua caixa de entrada. Está lembrado? Pois bem, isso é transmídia.
3 comentários sobre “Conceitos: transmídia”