O design thinking é um dos métodos disponíveis no mercado atualmente para desenvolver ideias e projetos e solucionar problemas. O processo une análise e criatividade, sempre com participação de pessoas, que percorrem as etapas de experimentação, ideação, prototipação, testagem e aplicação. O design thinking busca entender o comportamento do usuário e suas necessidades para, então, propor soluções inovadoras.
O profissional que trabalha com este método costuma ter olhar diferenciado para pessoas, meio ambiente e sustentabilidade da solução a ser proposta, capacidade de separar cenários específicos dos gerais e mais amplos, além de ter facilidade para trabalhar em equipe. Normalmente, é um profissional que possui boa desenvoltura, lida bem com representações visuais e analisa de forma sistemática os diversos fatores a serem considerados.
O design thinking pode ser bastante usado na comunicação corporativa, pois é uma ferramenta que agiliza processos de tomada de decisão e permite melhoria constante.
Na prática
Pode ser que nunca tenha presenciado o uso do design thinking, afinal, se comparado a outros métodos, é até bastante recente. E sua aplicação ainda é, de forma geral, limitada a profissionais que dominam as técnicas e a metodologia como um todo. No entanto, a ferramenta pode ser bastante útil para melhorar processos da organização ou para identificar o produto ideal a ser lançado, por exemplo: aprimorar ou alterar decisões editoriais e de relações públicas ou práticas jornalísticas da redação; criação de um novo canal de comunicação interna.