Conceitos: feedback

O que é feedbackNo ambiente corporativo, o termo pode ter diversos significados, por exemplo, quando surge nas etapas finais do trabalho de planejamento estratégico, mas a aparição mais famosa costuma ser referente à relação líder-equipe. O processo de feedback é, geralmente, relacionado a planos de desenvolvimento individual, planejamento de trajetória de carreira, avaliação de pontos positivos e de melhoria etc. Já na comunicação, a palavra em inglês representa a resposta, o retorno de uma determinada comunicação, independentemente de seu formato.

O feedback se dá, na comunicação empresarial, de diversas formas: desde a resposta a um e-mail ou comentário em uma rede social até manifestações pessoais, desencadeadas por alguma ação, publicação específica ou abordagem sobre determinado assunto. Pode ser dado individualmente ou em massa, pode partir de gestores, em casos específicos, ou dos próprios colaboradores.

Uma das melhores maneiras de se obter feedback é aplicando pesquisas. Se forem bem preparadas, sem qualquer viés, e sigilosas, a tendência é que sejam coletados muitos dados, fundamentais para o planejamento da comunicação interna, por exemplo. Grupo focal também é um bom formato.

Na prática

Já recebeu algum conteúdo preparado pela equipe de comunicação corporativa e quis se expressar de alguma forma com base no que recebeu? Seja dando sugestões, criticando algum detalhe, elogiando ou apenas acrescentando informação, estaria dando um feedback sobre a publicação recebida.

Procure contribuir sempre que possível, a percepção do público é sempre um insumo muito importante para o jornalista de empresa.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s