Comunicação interna: super importante, mas não faz milagre

Só quem trabalha em empresas que possuem equipe de comunicação interna entende a importância desse serviço. A comunicação interna mantém as equipes informadas sobre a organização, o cenário de negócios e seu mercado de atuação em geral e, além disso, contribui para que os colaboradores estejam cada vez mais engajados, o que pode gerar, consequentemente, aumento de produtividade. No entanto, é importante não pensar que tudo vai se resolver com comunicação. É só ler o texto que vai entender o ponto.

Comunicação interna é importanteA equipe de comunicação corporativa é realmente a responsável por disparar diversos gatilhos, mas, para que eles funcionem, é  preciso fornecer os insumos corretos. Para isso, nada melhor que abrir o jogo para o jornalista de empresa. Forneça as informações necessárias, com detalhes e clareza para que o conteúdo seja oferecido da melhor forma ao público interno da empresa.

Quando o conteúdo que será divulgado para os colaboradores é preparado, há, por trás da produção, o olhar crítico do profissional de comunicação corporativa com relação à informação, afinal, está transmitindo mensagens de forma corporativa, em nome da organização. Por isso, certifique-se das informações que são repassadas ao jornalista de empresa, os conteúdos só serão publicados quando devidamente completos e checados.

Outro ponto fundamental é: não adianta prometer algo ou divulgar que está oferecendo algum serviço ou benefício de qualidade se não houver, de fato, qualidade. Nada pior que tentar “driblar” sua audiência ou iludir os colaboradores da própria empresa. Se eles não encontrarem o que foi prometido na divulgação, vão se decepcionar e a imagem e a reputação da área cliente ou de determinado projeto serão afetadas. Consequentemente, há prejuízo também para a equipe de comunicação – por conta da credibilidade – e, principalmente, para a própria organização. Tiro no pé.

Uma das importantes medidas a serem a adotadas para que o conteúdo seja produzido da melhor forma possível, completo, com riqueza de detalhes e dentro do prazo, é acionar a equipe de comunicação interna desde o início. Seja um projeto, uma reportagem, uma ação ou um resultado a ser divulgado, envolva os jornalistas de empresa no assunto o quanto antes. Quando ele está “por dentro” do que será divulgado, certamente poderá atender melhor à área cliente, propondo, até mesmo, outros desdobramentos de comunicação que não haviam sido considerados.

Escute seu público

Ouça os colaboradoresOuvir os colaboradores é fundamental, por isso aplique pesquisas internas e promova grupos focais com participações voluntárias e selecionadas – é preciso ouvir todos os públicos. Pergunte em que tipo de formato os colaboradores preferem receber os conteúdos, que melhorias esperam nos canais de comunicação interna e o que mais desejam saber sobre a empresa e seu mercado, especificamente. A comunicação pode ajudar, inclusive, a descobrir demandas por melhorias.

A equipe de comunicação corporativa não é responsável apenas por divulgar informações, o jornalista de empresa vai elaborar a estratégia de comunicação mais adequada para cada situação com base nas percepções do público consumidor, nas mensagens que serão transmitidas e na abordagem desejada. Só não adianta pensar que comunicação vai resolver todos os problemas, é uma importante ferramenta de suporte ao negócio. Pegando carona no marketing, importante lembrar que a promoção é apenas um dos famosos “Ps” de Kotler. Não dá para simplesmente ignorar todo o resto.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s