Conceitos: assessoria de imprensa

O que faz o assessor de imprensaÉ a atividade, normalmente exercida por jornalistas ou profissionais de relações públicas, que busca dar visibilidade e zelar pela reputação de uma organização ou de um cidadão, seja profissional liberal, artista, esportista etc. O trabalho consiste, basicamente, na produção de conteúdos, em sua maioria divulgados em formato jornalístico, e na aproximação e no contato constante com jornalistas e formadores de opinião, por exemplo, os digital influencers.

O assessor de imprensa costuma usar técnicas de linguagem, apuração, redação, comunicação estratégica, gestão de imagem, relacionamento com stakeholders e precisa ter, ainda, pleno conhecimento dos critérios de noticiabilidade.

Entre suas atividades, estão elaboração de releases, contatos para follow up, promoção de entrevistas coletivas e organização de eventos com foco na imprensa, produção de clipping e de materiais institucionais, além de preparação de fontes para atuarem como porta-vozes.

Na prática

Talvez o trabalho do assessor de imprensa seja mesmo mais evidente na rotina dos profissionais de comunicação, afinal, o trabalho é feito por jornalistas ou relações públicas e tem como alvo a imprensa, composta, também, por jornalistas. No entanto, procure se atentar às notas de posicionamento inseridas nas reportagens ou às coberturas televisivas que mostram porta-vozes de grandes empresas concedendo entrevistas coletivas. Nessa última situação, é quase certo de que haverá um assessor de imprensa por perto.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s