É a atividade, normalmente exercida por jornalistas ou profissionais de relações públicas, que busca dar visibilidade e zelar pela reputação de uma organização ou de um cidadão, seja profissional liberal, artista, esportista etc. O trabalho consiste, basicamente, na produção de conteúdos, em sua maioria divulgados em formato jornalístico, e na aproximação e no contato constante com jornalistas e formadores de opinião, por exemplo, os digital influencers.
O assessor de imprensa costuma usar técnicas de linguagem, apuração, redação, comunicação estratégica, gestão de imagem, relacionamento com stakeholders e precisa ter, ainda, pleno conhecimento dos critérios de noticiabilidade.
Entre suas atividades, estão elaboração de releases, contatos para follow up, promoção de entrevistas coletivas e organização de eventos com foco na imprensa, produção de clipping e de materiais institucionais, além de preparação de fontes para atuarem como porta-vozes.
Na prática
Talvez o trabalho do assessor de imprensa seja mesmo mais evidente na rotina dos profissionais de comunicação, afinal, o trabalho é feito por jornalistas ou relações públicas e tem como alvo a imprensa, composta, também, por jornalistas. No entanto, procure se atentar às notas de posicionamento inseridas nas reportagens ou às coberturas televisivas que mostram porta-vozes de grandes empresas concedendo entrevistas coletivas. Nessa última situação, é quase certo de que haverá um assessor de imprensa por perto.
Um comentário sobre “Conceitos: assessoria de imprensa”