Traduzindo ao pé da letra, o media training é um treinamento de mídia, mas o que seria isso? É um conjunto de atividades, conduzidas por um assessor de imprensa, para capacitar profissionais de áreas técnicas específicas para que concedam entrevistas, ou seja, se tornem porta-vozes. Os profissionais passam a avaliar com mais clareza quais informações devem ser fornecidas e como devem ser transmitidas, afinal, passam a conhecer melhor o funcionamento da imprensa.
O investimento em media training tem sido cada vez maior nas organizações, com objetivo de qualificar porta-vozes e, consequentemente, melhorar a qualidade das informações repassadas aos jornalistas durante entrevistas. O profissional capacitado por meio de media training tende a conhecer melhor os artifícios usados pelos repórteres, a estar mais acostumado com a presença de câmeras e com perguntas delicadas e, portanto, a estar mais preparado para representar a empresa.
O conteúdo de um media training normalmente abrange conceitos técnicos de jornalismo, orientações sobre postura, gesticulação e trajes, abordagem sobre precisão da informação e clareza, além de simulação de situações críticas que podem acontecer durante as futuras entrevistas.
Na prática
Quando uma empresa é acionada pela imprensa e precisa oferecer porta-voz para uma entrevista, nem sempre são os executivos de primeiro nível os escolhidos. Importante que sejam indicados sempre os mais bem preparados.
É claro que há colaboradores com certa aptidão para esse tipo de função, mas o media training é o treinamento que capacita os profissionais técnicos para representar a organização perante a imprensa. Esses porta-vozes são escolhidos a dedo, depois de analisados conteúdo, mídia e região em que será concedida a entrevista.
3 comentários sobre “Conceitos: media training”