Pirâmide invertida: não sai da moda e ainda deve ser usada

Pirâmide invertida para hierarquizar informaçõesNos dias de hoje, há uma infinidade de técnicas e recursos disponíveis para melhorar os textos na internet, atrair leitores, reter atenção e até mesmo gerar leads e conversões em negócios digitais. No entanto, muitos escritores da atualidade abandonam práticas já consagradas e que até hoje geram bons resultados. A pirâmide invertida, muito conhecida por jornalistas, é um exemplo clássico que mostra como ainda é possível obter ganhos à moda antiga. Quer entender melhor esse conceito e saber como aplicá-lo aos seus textos? É pra já.

Conceito

A pirâmide invertida é uma técnica usada para organizar as informações e melhor apresentá-las ao leitor. Nada mais é que informar, primeiramente, o que é mais importante e, em seguida, as informações secundárias e complementares. Com isso, além de reter a atenção do leitor, o redator oferece, também, uma visão geral do que será abordado e destrinchado ao longo do texto.

É uma das primeiras técnicas aprendidas pelos jornalistas na faculdade e pode ser usada, não só em textos jornalísticos, de fato, mas em roteiros para vídeos, redações publicitárias e campanhas de endomarketing, por exemplo. A ideia central é hierarquizar as informações.

Aplicação

Na prática, a organização básica do texto, considerando a pirâmide invertida, se dá por meio do composto título + lead + corpo do texto + conclusão.

Com o título, o redator busca despertar o interesse do leitor, logo, precisa ser atrativo e direto, podendo vir acompanhado de um subtítulo para destacar alguma outra informação. Em seguida, vem o lead, parte inicial do texto em que são apresentadas as informações principais, um resumo do conteúdo que será consumido pelo leitor. Em seguida, o que foi anunciado no lead é desdobrado em abordagens e complementos secundários.

Vale lembrar que o uso de entretítulos é extremamente recomendado para hierarquizar as informações e que a conclusão é fundamental, encerrar o raciocínio é importante para reforçar a ideia central do texto.

Outros usos

Você sabe o que é pirâmide invertida?Se você não é jornalista de redação ou não trabalha com comunicação corporativa, a boa notícia é que o conceito da pirâmide invertida pode ser usado em situações rotineiras de trabalho, independentemente da área de atuação. Muito provavelmente você precisa escrever e-mails profissionais ou, de repente, criar apresentações de resultados, relatórios de projetos etc., certo?

Pois bem, passe a usar a pirâmide invertida nesses casos. Além de atrair a atenção do destinatário da mensagem, vai demonstrar com clareza quais são as informações mais relevantes e fazer com que o consumo de seu conteúdo seja mais agradável.

A pirâmide invertida é só mais uma das possibilidades oferecidas pela comunicação corporativa que podem te ajudar no dia a dia de trabalho. Se precisar de mais dicas, entre em contato.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Pirâmide invertida: não sai da moda e ainda deve ser usada

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s