O monitoramento nada mais é que a etapa de busca por repercussões de informações divulgadas sobre a empresa, seja pró-ativamente ou pela comunidade, por jornalistas etc. Saber como os stakeholders recebem as informações é fundamental, pois serve como feedback e pode, inclusive, servir para aprimorar algum plano de ação.
O monitoramento precisa ser objetivo e costuma ser baseado em palavras-chave ou em uma seleção de canais de comunicação, sejam veículos jornalísticos ou páginas de redes sociais.
O monitoramento permite identificar repercussões críticas, em que se faz necessária a atuação da equipe de comunicação corporativa, mas também serve para encontrar menções e pautas positivas, que podem ser aproveitadas nos canais da organização: comunicação interna, materiais institucionais e redes sociais.
Interpretar os resultados obtidos com o monitoramento é uma excelente medida, pois os indicadores estabelecidos podem ajudar a traduzir realidades e a guiar o trabalho, deixando a comunicação mais efetiva. No momento de elaborar a estratégia de comunicação, essa análise do monitoramento se fará extremamente necessária.
Na prática
Já recebeu clipping em seu e-mail profissional, usado na empresa? Pois bem, o compilado de notícias ali oferecido aos colaboradores nada mais é que o resultado do trabalho do assessor de imprensa, que monitora os canais jornalísticos que costumam cobrir assuntos relacionados à organização. A seleção do conteúdo é feita posteriormente à análise das reportagens.
Um comentário sobre “Conceitos: monitoramento”