Conceitos: monitoramento

O que é monitoramentoO monitoramento nada mais é que a etapa de busca por repercussões de informações divulgadas sobre a empresa, seja pró-ativamente ou pela comunidade, por jornalistas etc. Saber como os stakeholders recebem as informações é fundamental, pois serve como feedback e pode, inclusive, servir para aprimorar algum plano de ação.

O monitoramento precisa ser objetivo e costuma ser baseado em palavras-chave ou em uma seleção de canais de comunicação, sejam veículos jornalísticos ou páginas de redes sociais.

O monitoramento permite identificar repercussões críticas, em que se faz necessária a atuação da equipe de comunicação corporativa, mas também serve para encontrar menções e pautas positivas, que podem ser aproveitadas nos canais da organização: comunicação interna, materiais institucionais e redes sociais.

Interpretar os resultados obtidos com o monitoramento é uma excelente medida, pois os indicadores estabelecidos podem ajudar a traduzir realidades e a guiar o trabalho, deixando a comunicação mais efetiva. No momento de elaborar a estratégia de comunicação, essa análise do monitoramento se fará extremamente necessária.

Na prática

Já recebeu clipping em seu e-mail profissional, usado na empresa? Pois bem, o compilado de notícias ali oferecido aos colaboradores nada mais é que o resultado do trabalho do assessor de imprensa, que monitora os canais jornalísticos que costumam cobrir assuntos relacionados à organização. A seleção do conteúdo é feita posteriormente à análise das reportagens.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s